Problemas como acesso à internet e com equipe ainda prejudicam o processo
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Saúde de Camaçari informou que em apenas cinco dias, desde que foi implantado o sistema de informatizado de marcação de consultas e exames em 18 unidades de saúde, foram autorizados 12.437 procedimentos. Contudo, problemas como acesso à internet e com equipe ainda prejudicam o processo.
Secretário de Saúde, Elias Natan admite as falhas e afirma que está trabalhando para corrigir. "A equipe da Regulação está trabalhando todos os dias até tarde para que o sistema esteja funcionando em sua plenitude em todas as 18 unidades. Mas, o novo modelo de marcação já mostrou que funciona. Peço que a população compreenda que estamos trabalhando para oferecer o que há de melhor para eles. E, assim que consolidarmos as marcações nessas 18 unidades, iremos expandir para outras até chegarmos em todos os postos de saúde".
Um dado que preocupa a Sesau é o grande número de pacientes que marcam o procedimento não comparecem para realizar o exame. "Infelizmente quase 50% das pessoas que têm seus procedimentos autorizados não estão comparecendo para fazer os exames. Isso é um problema, pois tomam a vaga de quem realmente precisa e ainda comprometem os nossos prestadores de serviço", explica Liliam Costa, diretora da Central de Regulação.
Outro problema que tem incomodado a população são as filas nos postos de marcação e a distribuição e senhas para o atendimento. De acordo com a Sesau, as senhas são necessárias para melhor atender as pessoas, uma vez que as unidades de saúde não têm condições de espaço físico e nem humano para atender 60 pessoas de vez, demanda que tem chegado quase que diariamente as unidades de marcação.
"Dessa forma, as senhas são distribuídas e a pessoa pode voltar no horário e dia certo para realizar a marcação de forma cômoda e sem estresse para ela. O problema é que as pessoas, por já terem sofrido tanto, não querem esperar mais. Contudo, é preciso. Pois até no sistema de saúde particular é assim. Garanto que iremos atender a todos. Os números dos primeiros cinco dias mostram isso", finaliza Liliam Costa.
Relação do número de marcações por cada unidade de marcação.
Regulação - 2.843
Piaçaveira - 1.667
Arembepe - 898
Camaçari de Dentro - 763
Vilas de Abrantes - 742
Nova Vitória - 722
Barra do Pojuca - 657
Monte Gordo - 652
Buri de Satuba - 633
Gleba E - 593
Nova Aliança - 586
CAIC - 524
Verde Horizonte - 407
Jardim Limoeiro - 350
Gravatá – 266
Gleba B – 133*
Parafuso – 1*
Parque das Mangabas e Pé de Areias estão na cota de marcações da Regulação.
*Problemas de conectividade prejudicaram o processo e estão em resolução.
Total: 12.437 procedimentos autorizados
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|