Uma ficha eletrônica contendo todos seus os dados, desde o seu nascimento, passando por vacinas e todos os exames que sejam realizados durante toda a sua vida enquanto paciente. É o que propõe o prontuário eletrônico que começará ser implantado na rede municipal de saúde, começando pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Federação, reinaugurada nesta sexta-feira (11).
“Vamos fazer um cadastro do paciente, de forma a evitar um excesso de documentação, e ter um maior controle de doenças e agravos, para que os profissionais possam rapidamente perceber na rede os pacientes que precisam de maior atenção. O prontuário vai estar disponível para toda rede, inclusive de vigilância à saúde”, explicou o secretário municipal de saúde, José Antônio Rodrigues.
O primeiro distrito que vai ter o prontuário eletrônico implantado é o Barra/Rio Vermelho, que engloba 22 unidades de saúde, entre UPAs, USFs e outros. De acordo com o secretário, a escolha aconteceu por causa da conectividade que já existe entre essas unidades. “Começa na unidade da Federação, depois para todo distrito sanitário Barra/Rio Vermelho, porque é um distrito que já tem um modelo de gestão implantado, desde relógio de ponto até agenda médica. Depois vai ser implantado gradativamente para outros distritos”, explicou.
Ainda segundo o secretário, algumas áreas da cidade têm um hiato de internet, o que dificulta informatização dos serviços. A expectativa é de que pelo menos em seis meses todo distrito tenha o prontuário eletrônico, assim como aconteceu com o ponto biométrico para os funcionários.
O novo sistema vai permitir que seja constatado quando uma grávida falte a uma consulta pré-natal, por exemplo. “Vamos ter um equipamento no consultório do médico e outro no consultório da enfermeira, e isso permite que se a paciente não vier na consulta de pré-natal daquele mês, por exemplo, possa ser chamada, ou ir até ela”, detalhou.
Para o prefeito ACM Neto, essa nova ação mostra um caminho de modernidade na rede municipal. “É um sinal do que pretendemos para o futuro para a rede de nossa cidade. Com isso, intensificar e modernizar o serviço pra facilitar a vida do profissional e sobretudo do paciente, nos ajuda a organizar melhor a rede, a ter um cadastro mais eficiente”, afirmou o prefeito.
Reforma
A USF da Federação passou por uma reforma que durou 60 dias, que proporcionou uma ampliação do atendimento. A unidade conta agora com 4 consultórios odontológicos, 8 consultórios médicos (sendo dois para atendimento ginecológico), sala de vacina, sala de procedimento e sala de curativos. A capacidade é de 300 atendimentos por dia e cerca de 20 mil pessoas estão cadastradas na Estratégia de Saúde à Família.
Segundo gerente da unidade, Roberta Bullos, a ampliação da estrutura possibilita que as equipes de atendimento sejam completas. “Antes não tínhamos consultórios odontológicos suficientes para ter equipes completas de USF”, explicou. Ao todo, são 59 profissionais que atuam no posto, incluindo os agentes comunitários, responsáveis por fazer visitas domiciliares aos pacientes.
Como é uma USF, a unidade atende prioritariamente aos moradores da Federação, mas também atende demandas externas, como vacinas e curativos. Com a inauguração dessa unidade, o distrito Barra/Rio Vermelho tem todos os postos reformados. A previsão é que até o final do ano, outras quatro unidades sejam entregues pela prefeitura em Salvador.