Começou nesta segunda-feira (10), em Vitória da Conquista, o Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que atenderá pacientes de 19 municípios da região.
Na fase pré-operatória, que seguirá até o próximo dia 16, as pessoas serão atendidas na unidade móvel, estacionada na Praça Sá Barreto, no centro de Vitória da Conquista, podendo realizar exames de ultrassonografia (USG), raio-x e eletrocardiograma (ECG). As cirurgias serão realizadas no Hospital Geral de Vitória da Conquista, a partir do dia 17 de outubro.
Serão disponibilizadas 1.200 cirurgias. Os procedimentos serão para atender aos pacientes que necessitam de retirada de útero e de vesícula, além de hérnias inguinal, epigástrica e umbilical.
O cadastramento dos pacientes está sendo feito pelas secretarias municipais de Saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-071-4000 ou junto à Secretaria da Saúde de cada cidade.
Além de Vitória da Conquista, podem ser atendidos pacientes de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Maetinga, Mirante, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo e Tremedal.
A Sesab já realizou quatro etapas do Mutirão de Cirurgias Eletivas. Já foram atendidos os pacientes das regiões de Camaçari, Ipiáu, Jaguaquara e Jequié, com a realização de mais de mil cirurgias.