Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Foto: Reprodução)
Presidente da Câmara dos Deputados se posicionou apesar de apoio de Jair Bolsonaro
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, comentou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais!", escreveu o deputado em suas redes sociais.
O posicionamento causou surpresa ao público, já que Lira foi eleito presidente da Câmara com apoio direto do presidente Jair Bolsonaro. Com a decisão de Fachin, a suspeição sobre a conduta do juiz Sérgio Moro — que é acusado de ter agido parcialmente na operação Lava Jato — é extinta.
Entenda
Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.
A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais. Com o veredito, o petista recupera os direitos políticos e volta a se tornar elegível.
Veja também:
Fachin anula condenações de Lula relacionadas à Lava Jato; ex-presidente volta a ser elegível
Só Lula poderia superar Bolsonaro em eleição de 2022, diz pesquisa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|