Esposa do ex-deputado federal Luiz Argôlo, um dos baianos presos e condenados na Operação Lava Jato, a socialite Emilie Grisi Nunes foi nomeada ontem pelo governador Rui Costa (PT) assessora técnica do gabinete do secretário estadual de Agricultura, Vítor Bonfim. Dona de um conhecido centro de estética e beleza em Salvador, Emilie foi citada em uma das ações penais movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná contra seu marido e o doleiro Alberto Youssef, acusados de corrupção no esquema de desvios e propinas em contratos da Petrobras. A denúncia reproduz mensagens trocadas via BlackBerry e interceptadas pela Polícia Federal, nas quais Argôlo pede a Youssef que deposite R$ 13.200 na conta bancária de uma loja de móveis na capital. O valor, afirma o MPF na ação, seria para quitar parte da compra de R$ 39.661,37 feita por Emilie em outubro de 2013, sete meses antes da primeira fase da operação. O depósito e a compra foram confirmados pela proprietária da loja em depoimento prestado ao MPF e ao juiz Sergio Moro.
Tiro de largada
O deputado federal Lucio Vieira Lima (PMDB) decidiu disputar a primeira vice-presidência da Câmara e já iniciou campanha entre os pares. Nos corredores do Congresso, o peemedebista baiano é apontado como favorito na disputa pelo cargo e deve receber nas próximas semanas o apoio oficial do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à reeleição. O aval de Maia tem como pano de fundo a adesão de grande parte do PMDB a sua candidatura. Embora ainda não tenha se manifestado publicamente sobre a eleição, a bancada do partido tende a votar majoritariamente em Maia.
Ponte quebrada
Em meio à maior crise enfrentada pelo turismo da Bahia desde o início da década de 90, o setor está perto de sofrer um novo baque. A Condor vai cancelar em março o voo direto entre Salvador e Frankfurt, na Alemanha, cidade que é o coração financeiro da Europa ocidental. Após 14 anos na Bahia, a companhia alemã quer concentrar sua operação no Nordeste apenas em Recife e Fortaleza, de onde também partem voos sem escalas para Frankfurt. A saída da Condor reduzirá para três o número de ligações diretas de Salvador com destinos internacionais. Sobraram só Lisboa, Madri e Buenos Aires.
Aspas
"O governo aqui dança a música que ele quer, do jeito que ele quer. É preciso dar um basta nisso", Hildécio Meireles, deputado estadual do PMDB, ao criticar o rolo-compressor da base governista para votar matérias de interesse do Executivo na Assembleia Legislativa
Lei do retorno
Após dois meses de negociação, o PSB fechou acordo com o Palácio de Ondina para retornar à cúpula do governo. Desde o fim das eleições municipais, a senadora Lídice da Mata, presidente estadual da sigla, reivindicava espaço no alto escalão de Rui Costa. Aos aliados, alegava que era hora de ser compensada pela lealdade aos petistas, mesmo contra a orientação dos caciques do PSB. Agora, falta definir qual secretaria será destinada à legenda.
Bate e volta
Sobre a nota “Má digestão”, publicada ontem na Satélite, o Ministério da Saúde não viu motivo para as queixas do deputado federal Benito Gama (PTB) ao ministro Ricardo Barros. Benito havia reclamado do excesso de rivais e da ausência de parlamentares da base aliada na visita de Barros ao Hospital Aristides Maltez. A assessoria do ministro disse que a pasta enviou convite ao deputado em 3 de janeiro e que o gabinete de Benito confirmou ontem o recebimento.
Pílula
Aumento de cota : Crias do PMDB baiano, Larissa Moraes e Gustavo Ferraz vão comandar, respectivamente, a Diretoria de Habitação da prefeitura e a Defesa Civil municipal.