O PT ficou sem nenhuma grande prefeitura no Nordeste, seu principal berço eleitoral
Com o fim das eleições municipais 2016, neste domingo (30) com a finalização do segundo turno eleitoral, se concretizou a derrota da esquerda no país, principalmente do PT, que elegeu menos da metade dos prefeitos que conseguiu em 2012.
Em 2012 foram 1.829 prefeito petistas eleitos. Em 2016 esse número caiu para 992. No segundo turno o partido disputou em sete cidades e perdeu em todas. Inclusive no ABC Paulista, onde, pela primeira vez na história, o partido não elegeu nenhum prefeito.
O resultado nas urnas fez com que o vice-presidente nacional do PT e secretário de Comunicação, Alberto Cantalice, declarasse em suas redes sociais que, “os resultados desse segundo turno sem dúvidas acelerarão as mudanças no PT”. Até as eleições para nova direção do partido serão antecipadas para o primeiro semestre de 2017.
O PT ficou sem nenhuma grande prefeitura no Nordeste, seu principal berço eleitoral. Na Bahia o PT, que conta atualmente com 332 prefeitos, saiu vitorioso desta vez em 194 cidades. Mas, sem nenhuma grande metrópole como Vitória da Conquista e Feira de Santana.
São muitas as razões que levaram o PT a este resultado. Erros nas alianças e estratégias políticas ao longo dos últimos anos e outras. Contudo, é inegável que a campanha a nível nacional, anti-petista, liderada pela grande mídia e os principais veículos de comunicação do país, criando um sentimento de ódio contra a legenda e os partidos de esquerda, teve a maior participação nesse resultado.
Foram 14 anos de consolidação da esquerda no país, principalmente do PT desde a ascensão de Lula ao Palácio do Planalto em 2002 até o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Será que agora se iniciará um novo ciclo político no país comandado pela direita? Chegou a hora de a esquerda de reinventar e rever conceitos políticos? Certo mesmo é que vivemos um momento político reacionário em todo o país. O que não é certo, entretanto, é se a opção trará o resultado que se espera.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|