Segundo o representante do grupo extremista, a principal prioridade do grupo é criar 'lei e ordem' para a capital Cabul (Foto: Reprodução)
A China disse que está pronta para “relações amigáveis” com o Talebã, enquanto a Rússia e o Irã também fizeram aberturas diplomáticas.
O porta-voz do Taleban Zabihullah Mujahid disse nesta terça-feira (17) que ‘todos estão perdoados’ depois que os terroristas tomaram o Afeganistão, 20 após ser expulso pelas tropas dos Estados Unidos. A retomada da cidade ocorre em meio à retirada dos militares americanos do país.
Segundo o representante do grupo extremista, a principal prioridade do grupo é criar “lei e ordem” para a capital Cabul – e garantiu ao povo da cidade que eles “viveriam em paz”.
Ele disse que o Talibã “não quer que eles deixem o país”, mas quer que usem suas habilidades para servir ao novo regime – e eles “serão perdoados”.
O Talibã “não quer nenhum inimigo interno ou externo”, disse ele, e também disse “trabalharemos com” o mundo para criar um Afeganistão de sucesso.
“Não queremos nenhum inimigo interno ou externo”, disse o principal porta-voz do movimento, Zabihullah Mujahid.
O porta-voz afirmou que os direitos das mulheres serão protegidos dentro da estrutura do Islã.
O grupo declarou anteriormente uma “anistia” em todo o Afeganistão e pediu às mulheres que se juntassem ao seu governo, tentando acalmar os nervos em uma capital tensa que apenas um dia antes viu o caos em seu aeroporto enquanto milhares se aglomeravam no aeroporto internacional da cidade em uma tentativa desesperada de fugir.
Os voos de evacuação do Afeganistão foram retomados quando um oficial de segurança ocidental disse à agência de notícias Reuters na terça-feira que a pista e a pista do aeroporto de Cabul – que as tropas dos Estados Unidos controlam – agora estão livres de multidões.
O oficial disse que os voos militares que evacuam diplomatas e civis do Afeganistão começaram a decolar.
Pelo menos sete pessoas morreram no caos de segunda-feira, incluindo várias pessoas que se agarraram às laterais de um jato enquanto ele decolava.
Enquanto isso, o Taleban declarou o fim da guerra no Afeganistão e um líder sênior disse que o grupo esperaria até que as forças estrangeiras partissem antes de criar uma nova estrutura de governança.
A China disse que está pronta para “relações amigáveis” com o Taleban, enquanto a Rússia e o Irã também fizeram aberturas diplomáticas.
Veja também:
Quem é quem na estrutura do Taleban que tomou o poder no Afeganistão?
Talibã: vídeo mostra pessoas caindo de avião dos EUA ao tentarem fugir do Afeganistão
Talibã retoma o poder no Afeganistão: entenda o conflito histórico
Vídeo - Mais de 60 países pedem para que afegãos e estrangeiros possam deixar Afeganistão
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|