O procurador Preet Bharara, de Nova York, foi demitido neste sábado (11), pelo presidente Donald Trump depois de se recusar a renunciar o cargo. Preet foi nomeado pela gestão de Barack Obama, anterior a Trump. "Não renunciei. Fui demitido há alguns instantes", anunciou o próprio Bharara em seu perfil oficial no Twitter. "Ter sido procurador em Nova York será para sempre a maior honra da minha vida profissional".
Na sexta-feira (10), Trump ordenou através do Departamento de Justiça a renúncia imediata de 46 procuradores nomeados por Obama. Como a Justiça americana se divide territorialmente em 94 distritos com um procurador nomeado pelo presidente por recomendação de um senador, é tradição que eles coloquem seus cargos à disposição quando um novo presidente assume.
A maioria dos procuradores já haviam deixado o cargo em janeiro, quando Obama saiu da presidência. Outros 46 se mantiveram na ativa, inclusive Preet Bharara, famosos por investigar crimes de corrupção e processar mais de cem executivos de Wall Street.
A decisão de Trump foi considerada abrupta pela imprensa americana.
< Anterior | Próximo > |
---|