O lateral-esquerdo Moisés não vestirá mais a camisa do Bahia nesta Série B. O jogador foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com três jogos de suspensão, restando dois a cumprir. Com isso, o atleta está fora das duas últimas partidas do campeonato. O tricolor enfrenta o Bragantino, sábado (19), às 16h30, na Fonte Nova, e o Atlético-GO, na rodada final da competição, dia 26, às 16h30, no estádio Olímpico, em Goiânia.
De acordo com a assessoria de comunicação do Bahia, o departamento jurídico do clube já preparou o recurso com o pedido de concessão de efeito suspensivo e dará entrada nesta quinta-feira (17) à tarde. Se concedido, Moisés ficará livre para jogar até novo julgamento.
Moisés foi julgado pela expulsão aos 31 minutos do segundo tempo do triunfo por 1x0 contra o Vila Nova, no Serra Dourada, no último dia 4, pela 34ª rodada. Na ocasião, o árbitro paranaense Rodolpho Toski Marques relatou na súmula: “(…) após a expulsão, o referido atleta foi em direção do assistente de nº 01 Ivan Carlos Bonh, empregando linguagem ofensiva, gritando as seguintes palavras: ‘você está de sacanagem, você é um merda, vai tomar no seu c...’. Após essas palavras, o referido atleta saiu do campo de jogo e segundos depois voltou a entrar, vindo novamente em sua direção, gritando novamente de maneira ofensiva: ‘vai tomar no seu c..., seu merda’. O mesmo teve que ser contido pelo preparador de goleiros, Sr. Thiago Costa Mehl, da equipe do Esporte Clube Bahia, que saiu do seu banco de reservas e foi até o jogador e encaminhou-o ao vestiário”.
O STJD citou o lateral tricolor em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: o artigo 250 inciso I (praticar ato desleal ou hostil), cuja pena é suspensão de uma a três partidas, e o artigo 243-F (ofender alguém em sua honra), cuja pena é multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de uma a seis partidas. O jogador já foi expulso duas vezes na Série B. A primeira foi no empate em 0x0 com o Náutico, na Arena Pernambuco, dia 10 de setembro, pela 24ª rodada. Na ocasião, o árbitro relatou na súmula apenas a expulsão pelo segundo cartão amarelo, sem desdobramentos.
A defesa do Bahia conseguiu a desqualificação do artigo 243-F para o artigo 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva), com dois jogos de suspensão e mais um jogo pelo artigo 250 (praticar ato desleal), totalizando três jogos de suspensão.
Moisés cumpriu suspensão automática na rodada seguinte, quando o Bahia venceu o Sampaio Corrêa por 1x0, na Fonte Nova. Voltou e foi decisivo no empate em 2x2 contra o Luverdense, no último sábado (12), ao dar a assistência para Edigar Junio igualar o placar aos 49 minutos do segundo tempo.
O lateral defendeu o tricolor em 23 jogos nesta Série B. Jogador do Corinthians, ele está emprestado ao Bahia até dezembro. Sem ele, João Paulo é o preferido do técnico Guto Ferreira para enfrentar o Bragantino. A outra opção seria improvisar Tinga na esquerda.
< Anterior | Próximo > |
---|