As doações podem chegar a 6% do imposto devido e beneficiar entidades assistenciais e projetos culturais (Foto: Fernanda Carvalho)
A pessoa que quiser ter uma restituição maior no Imposto de Renda ou pagar um valor menor ao leão, tem até o dia 31 desse mês para doar 6% do tributo para ONGs e instituição de proteção à criança e ao adolescente. O valor de 6% é para pessoas físicas. Empresas podem doar até 1% do valor pago ao IR. Além de economizar com o leão a o ato será uma boa ação que ajudará muitas crianças.
As pessoas físicas que fizerem a doação a partir de 1º de janeiro continuarão a ter direito ao desconto, mas o abatimento será reduzido para 3%. Somente fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente podem receber as doações. As entidades devem estar credenciadas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para fazer a doação é preciso seguir alguns passos:
- escolher um ou mais municípios e estados para receber os recursos;
- verificar se o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente está implementado na localidade e pedir os dados bancários do fundo;
- depois de transferir a quantia, o contribuinte deve enviar o comprovante ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade ou do estado;
- o fundo emite então o comprovante da doação, que deve constar da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física a ser entregue até 30 de abril.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|