Muitas vezes, é preciso se virar em cima da hora para conseguir que tudo fique pronto. (Foto: Imagem ilustrativa)
Está chegando a tão esperada hora da ceia natalina. Momento de reunir famílias, ela exige uma preparação às vezes cansativas. Muitas vezes, é preciso se virar em cima da hora para conseguir que tudo fique pronto. Veja algumas dicas:
Dicas para compras de última hora
Controle Verifique o número de pessoas e controle para que a “mesa farta” não vire um festival de sobras e desperdício.
Tranquilidade Se for ao mercado cheio e movimentado, respire fundo e tenha tranquilidade, pois o estresse e a pressa podem te levar a pegar os produtos mais caros.
Em quantidade Para comprar itens em grande quantidade, como carnes e bebidas, vá a mercados atacadistas e aproveite as promoções.
Substituições Troque alimentos e bebidas caros e importados por itens nacionais e mais baratos, sem perder no sabor ou na qualidade.
Ceia coletiva Divida as despesas entre os familiares e amigos para que os anfitriões não precisem arcar com tudo sozinhos.
Mais economia Cada um pode levar um prato ou uma bebida – além de ficar leve para o bolso, aumenta a diversidade de pratos saborosos.
Cartão de crédito Evite pagar alimentos no cartão de crédito ou fazendo parcelamentos, afinal no início de 2017 há outras despesas típicas, como IPTU, IPVA e material escolar. O acúmulo de parcelas pode levar ao descontrole financeiro.
Exageros Evite excessos, tanto de alimentos quanto de bebidas, evitando o desperdício e também o descontrole por conta do álcool.
Árvore de Natal Faça uma lista com os nomes de quem vai presentear e o quanto pretende gastar, para não correr o risco de extrapolar na hora das compras.
Melhor preço Por menos tempo que tenha disponível, pesquise preços em pelo menos três lugares diferentes. Utilize a internet como fonte de pesquisa.
Barganha Negocie sempre, sem pressa e com bom humor. Se for pagar à vista, não tenha vergonha de pedir descontos.
Em bares e restaurantes Prefira ter comanda individual para controlar melhor os gastos e pagar pelo que consumir
Pós-Natal Após o Natal é comum haver liquidações e promoções, portanto se puder deixar para presentar neste período, encontrará bons preços.
Peru é reprovado na Operação Natal Seguro
A ceia não está para o peru. O produto é um dos itens com maior índice de reprovação, na Operação Natal Seguro realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). Cerca de 30% das amostras analisadas estavam fora das especificações que garantem a qualidade do produto. O principal erro constatado foi a falta da indicação obrigatória na embalagem do peso líquido. Ou seja, o consumidor acaba pagando também pelo peso da embalagem.
“Os estabelecimentos comerciais foram autuados e terão 10 dias para apresentar a defesa. A multa pode chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração”, afirmou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
A taxa de reprovação também chegou a 30% no caso da ameixa. O exame encontrou peso menor em relação ao indicado na embalagem, além da falta da indicação obrigatória do peso líquido na embalagem.
Outros produtos que marcam presença na ceia natalina como panetones, chester, bacalhau, tender, roscas, queijo cuia, frutas cristalizadas, damasco, castanhas, nozes e passas atingiram um índice de reprovação de 10%.
Para a coordenadora da área de pré-medidos, Cíntia Lé, é nesta época de final de ano que o consumidor precisa ficar mais atento. “Todos esses produtos alvo da operação são fiscalizados periodicamente ao longo do ano. Nesse período das festas, intensificamos a fiscalização em função do aumento do consumo”, acrescentou.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|