Governo do Estado e prefeitura de Salvador têm déficit no sistema de Previdência, o que lhes causa dor de cabeça em tempos de baixa arrecadação. No estado, segundo a Secretaria da Fazenda, o déficit da Previdência para 2016 fechará em R$ 2,3 bilhões, com estimativa próxima para 2017. O Estado investe esse valor a mais, além da contribuição prevista em lei.Na prefeitura é a mesma coisa. O secretário da Fazenda Paulo Souto diz que o funcionário paga 12% de contribuição e o poder público 24% – em tese, deveria dar conta dos inativos. Mas esses recursos não são suficientes: a prefeitura tem de complementar R$ 150 milhões a mais ao ano.
O que é o déficit: é o dinheiro a mais que Estado ou município tem que aportar para dar conta do pagamento do salário dos aposentados.
O sistema Previdenciário no âmbito público ou privado, na Bahia, Salvador ou no País precisa ser revisto. Mas a população é que não deve ser penalizada por isso.
Gazeteiros do parlamento
A Tempo Presente teve acesso à lista de presença dos deputados estaduais nas 124 sessões plenárias de 2016. O quórum mínimo é de 21 presenças. Ninguém perdeu por falta. Os três primeiros lugares nas categorias, abaixo. Não vale para quem saiu candidato, assumiu secretaria ou teve problema de saúde.
Faltosos – 1º Targino Machado (PPS) com 32,26% de ausências, seguido de Roberto Carlos (PDT), que soma 29,03% de faltas e Augusto Castro (PSDB), com 26,61%.
Assíduos – Bobô (PCdoB) empata com David Rios (PMDB) no 1º lugar, com 99,19% das presenças. Carlos Geilson (PSDB) e Pablo Barrozo (DEM) ficam em 2º lugar, com 98,39%. Marcelo Nilo (PSL), chefe da Casa, aparece em 3º lugar ao lado de Pedro Tavares (PMDB), com 97,58%.
Neto anuncia secretariado
A expectativa é com o anúncio do secretariado do prefeito ACM Neto (DEM), que deve ocorrer até o dia 23. Nomes já vazaram. Mas Neto não confirma nenhum.
– O que eu posso assegurar é que o quadro dominante é técnico. Isso não impede que a gente não vá escolher vereadores ou mesmo deputados que tenham qualificações para desempenhar aquela função técnica.
"Oitenta anos é a última casa decorosa que o sujeito pode ter. Depois disso vira ancião e, em seguida, saudoso companheiro"
Villas-Bôas Corrêa, jornalista político
Chave do cofre
Joaquim Bahia, ex-secretário da Fazenda de Salvador no segundo mandato do ex-prefeito João Henrique, e também de Feira de Santana, durante os dois mandatos anteriores de José Ronaldo (DEM), aceitou o convite do prefeito eleito do município de Santo Antonio de Jesus, deputado estadual Rogério Andrade (PSD), e também vai comandar a chave do cofre por lá. Nos bastidores se diz que outro município disputava seu nome, mas Santo Antonio levou.
Um peso e duas medidas
Os servidores que integram carreiras de analistas técnicos e específicos do Estado vão procurar o governador Rui Costa.
Eles querem uma solução para o impasse que coloca em risco suas promoções, já que só as carreiras de gestores públicos da Secretaria de Administração, Obras Públicas e Fisco Agropecuário foram agraciadas com os processos de promoção – reclamam.
E justamente a carreira dos analistas técnicos, que garante o bom andamento da máquina administrativa, foi excluída.
Os servidores acreditam que Rui desconhece a situação e que não aprova “um peso e duas medidas” no tratamento das carreiras. Garantem ainda que confiam na postura ética, justa e equilibrada do governador quando tem de tomar uma decisão.
< Anterior | Próximo > |
---|