A Receita Federal paga nesta quinta-feira (15) o sétimo e último lote da Restituição do Imposto de Renda de 2016. O pagamento é feito na conta corrente informada pelo contribuinte no momento da declaração ou de uma das retificações. Quem fez a declaração e não conta neste último lote pode ter caído na Malha Fina e precisa buscar a Receita Federal para se regularizar junto ao Fisco. Após a conclusão do processamento das declarações, 32.192 baianos permaneceram retidos na malha, o que representa um aumento de quase 18% em relação a 2015.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para 146 no Receitafone. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IR e situação cadastral no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano.
Se estiver na malha fina e quiser regularizar a situação, o contribuinte pode acessar o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) do órgão, na página da Receita. Lá é possível buscar informações, por meio do “Extrato do Processamento da DIRPF”, acessível mediante uso da certificação digital ou do código de acesso, e procurar a seção “pendências” para saber o que motivou a inclusão de sua declaração na malha fina.
< Anterior | Próximo > |
---|