Castração será realizada em clínicas veterinárias credenciadas, conforme parâmetros técnicos e disponibilidade de vagas (Foto: Reprodução)
Paralisada desde outubro de 2024, a castração gratuita de cães e gatos será retomada no município. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Saúde (Sesau). Quem estava na fila de espera e não conseguiu realizar o procedimento no ano passado, precisa realizar um novo cadastro para ter direito ao benefício. É possível fazer a inscrição de maneira on-line, entrando em contato através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
O cadastro também pode ser feito todas às sextas, nas unidades de saúde referenciadas. Na sede,os tutores podem procurar as Unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro; Gleba B; Parafuso; Machadinho; Parque das Mangabas; Nova Aliança; Piaçaveira; Burissatuba; Ponto Certo; Verde Horizonte I e II; Nova Vitória; e Novo Horizonte; além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E; e das Associações do Parque Verde e de Massaranduba.
Já na orla, pode ser feito na UBS Vila de Abrantes; e nas USFs Arembepe; Barra do Jacuípe; Monte Gordo; Catu de Abrantes, Areias, Pé de Areia, Fonte das Águas, Caminho do Mar, Cachoeirinha e Barra do Pojuca. Cada tutor pode cadastrar até cinco animais por mês. Durante o cadastro, o responsável pelo animal deve apresentar documentos específicos que abrangem tanto o tutor quanto o animal.
Para o tutor, é necessário documento oficial com foto, que pode ser: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Também é solicitado o Cadastro de Pessoa Física (CPF), cartão do SUS vinculado ao município de Camaçari, comprovante de residência do tutor; e, se houver, documento de identificação e comprovante de inscrição no CadÚnico.
No caso dos animais, os profissionais de saúde solicitam o cartão de vacinação antirrábica do petcandidato à castração, com vacina antirrábica aplicada há mais de dez dias e menos de um ano (caso a vacinação tenha sido realizada em estabelecimento particular, a carteira de vacinação deve estar assinada e carimbada por profissional médico veterinário); resultado negativo de exame para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), datado de até 6 seis meses (apenas para caninos).
A castração será realizada em clínicas veterinárias credenciadas, conforme parâmetros técnicos e disponibilidade de vagas.
Critérios para seleção
Para ter acesso a castração gratuita, o animal precisa ter entre 6 meses e 5 anos de idade; fêmeas paridas só podem ser castradas após o desmame; não podem ser castrados animais doentes ou com infecção de pulgas e/ou carrapatos; os animais de raças braquicefálicas (de focinho achatado ou curto), como os Pug, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Dogue de Bordeaux, Shih Tzu, Cane Corso, Chihuahua, Chow Chow, Lhasa Apso e Shar Pei, não entram na lista de beneficiados.
No caso de felinos, não são contempladas as raças Persa e outras raças exóticas, além das que possuírem predisposição a um maior risco cirúrgico devido à sensibilidade anestésica, a exemplo dos cães das raças Yorkshire Terrier, Lulu da Pomerânia e HuskySiberiano.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|