Viva + Saúde, versão municipal do Cartão SUS (Foto: Reprodução)
A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) deu início a um programa de recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Com o nome de Viva + Saúde, a versão municipal do Cartão SUS tem o objetivo de eliminar do banco de dados mais de 300 mil usuários que não são residentes de Camaçari, mas utilizam os serviços locais, inflando o sistema.
"Atualmente o município tem cerca de 330 mil habitantes e mais de 600 mil cartões SUS. objetivo é recadastrar todos os usuários do sistema de saúde do município e acabar com a demanda de pacientes de cidades vizinhas, que fazem uso dos recursos investidos na saúde de Camaçari.", informou a Sesau em nota.
Inicialmente, segundo a pasta, serão recadastrados todos os usuários agendados que serão atendidos no programa Sesau Fila Zero. Em fevereiro o recadastramento deverá ser aberto para todos os munícipes nas unidades de saúde.
Problema antigo
Não é primeira vez que Camaçari passa pela mesma situação: durante a segunda gestão de Caetano, também foi identificado que a cidade tinha mais cadastros de cartões SUS do que cidadãos. Na época, o problema foi identificado, inclusive, através de uma serie de matérias do Camaçari Fatos e Fotos (CFF), que traçava um perfil socioeconômico da cidade, a partir da atuação das principais secretarias.
Na época, como agora, a prefeitura tomou a mesma atitude: atualizar o cadastro dos Cartões Sus. Ocorre que centenas de milhares de pessoas usam endereços de amigos e familiares para forjar que residem em Camaçari e conseguir atendimento na rede municipal. Aparentemente, se a saúde em Camaçari está precária, a do municípios vizinhos está pior.
Veja também:
SUS: Camaçari tem mais de 90 mil atendimentos em fila de espera de dois anos
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|