Prefeitura de Camaçari (Foto: Reprodução)
Depois de suspender o pagamento do reajuste dos servidores municipais por cerca de dois anos, a Prefeitura de Camaçari anunciou, na manhã desta quinta-feira (23), que retomará o cumprimento do acordo com a categoria a partir de janeiro. No entanto, o retroativo, acumulado em 2020 e 2021 só será quitado em 2025.
O pagamento do reajuste estava suspenso desde abril de 2020. De acordo com a gestão municipal, a culpa foi da pandemia de Covid-19, "que exigiu do município investimentos em diversas áreas para proteger a população, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade", como declarou o poder público em nota.
Agora, além da pandemia, a Prefeitura também atribui ao fechamento da Ford a suposta necessidade de arrastar o pagamento dos retroativos por três longos anos. “Além disso, é em 2022 que nós vamos começar a sentir os impactos do fechamento da Ford, que sem dúvidas tinha uma importância grande para nossa economia”, declarou o Prefeito Elinaldo Araújo.
Em números
De acordo com a prefeitura, para o pagamento dos reajustes - 7,21% para todo o funcionalismo e 1,88% para os professores - serão destinados R$ 1,9 milhão na folha salarial do município, por mês. Já os retroativos somam o valor total de R$ 27 milhões.
Para a Prefeitura, a decisão de parcelar o retroativo em um prazo maior do que o tempo de atraso "demonstra, ao mesmo tempo, valorização dos servidores públicos pela gestão e cuidado com as contas, uma vez que os efeitos da pandemia continuam sendo sentidos", como declarou em nota. A culpa segue sendo do covid-19.
Segundo o secretário da Administração, Helder Almeida, o reajuste está sendo executado com responsabilidade: “O ambiente ainda é de insegurança, tanto pela saída da Ford quanto pela própria situação econômica do país, e por isso precisamos avançar com cautela, de forma segura, já que estamos com as contas organizadas. Com isso, decidimos retomar o pagamento do reajuste e também o retroativo, garantido assim um direito dos servidores”, disse.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|