Parcela significativa da população camaçariense ainda não compareceu para tomar sequer a primeira dose do imunizante (Foto: Josué Silva/Prefeitura de Camaçari)
A vacinação contra covid-19 em Camaçari tem seguido sem grandes intercorrências, assim como na maior parte do país. No entanto, uma parcela significativa da população ainda não compareceu para tomar sequer a primeira dose, mesmo o imunizante já estando disponível para todos os públicos.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 247.309 pessoas a partir dos 12 anos estão aptas a tomar vacina, na cidade. Desse total, 186.868, ou seja, 75,56% tomaram apenas a primeira dose. 24,44% da população elegível para vacinação (60.441 pessoas) simplesmente ignorou os chamamentos públicos, até o momento.
Dados da Sesau apontam que os jovens são os mais desinteressados. “Na faixa etária acima de 18 anos temos cerca de 50 mil pessoas que ainda não compareceram para receber a 1ª dose da vacina. Hoje temos vacina disponível para todos. Então não justifica esse não comparecimento. E nós só iremos vencer a pandemia se todos se vacinarem com a primeira e a segunda doses”, alertou o secretário da pasta, Elias Natan.
Ainda de acordo com a Sesau, apenas 36,15% da população está com o esquema vacinal completo. Para garantir a imunização é necessário tomar as duas doses, ou uma vacina de dose única. De acordo com especialistas, para se considerar que a pandemia tenha sido vencida, é necessário vacinar com o esquema completo 90% da população nacional.
Em Camaçari, a vacinação está acontecendo diariamente, em diversos pontos da sede e da orla, respeitando a disponibilidade de doses destinada para cada grupo (adolescentes, 18 anos e acima, segunda dose e dose de reforço).
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|