Senhor identificado como Edmundo caiu da passarela que cruza a avenida Eixo Urbano Central, no centro de Camaçari (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Um senhor identificado como Edmundo foi socorrido pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) após cair da passarela que cruza a avenida Eixo Urbano Central, no centro de Camaçari, na manhã desta sexta-feira (24).
De acordo com informações compartilhadas no WhatsApp ele está bem, consciente e segue internado no Hospital Geral de Camaçari (HGC) aguardando resultados de exames.
A Polícia Militar esteve no local na hora do incidente e prestou apoio à equipe socorrista. Embora não haja informações oficiais sobre as circunstanciais da queda, especulações tomaram conta da cidade, tratando o caso como uma tentativa de suicídio.
Em postagens no Facebook, os comentários se dividiram entre julgamentos sobre as melhores formas de resolver problemas, mensagens de apoio à família e orações por bênçãos e pela recuperação dele.
Depressão é doença
No mês que marca as ações de prevenção ao suicídio, diante de um episódio assim, vale ressaltar algumas informações: embora muitas pessoas ainda tenha dificuldade de entender o que leva alguém a tentar contra sua própria vida e façam julgamentos do tipo "é falta de Deus", "é covardia", "é pra chamar atenção" e similares, a verdade é que depressão é uma doença.
Assim como todas as doenças, o tratamento da depressão é feito por profissional de saúde qualificado - nesse caso, psicólogo, psicanalista e/ou psiquiatra - e requer acompanhamento constante. Em alguns casos, pode haver a necessidade de medicação, mas essa só pode ser receitada por um psiquiatra.
Mais uma vez, assim como qualquer doença, quando não tratada adequadamente, a depressão evolui para estágios mais graves. O suicídio é um dos estados mais graves da depressão.
Seja apoio, não julgamento
Um dos principais motivos que faz a maioria das pessoas não procurar ajuda profissional em casos de depressão é o preconceito. Julgamentos, tentativas de minimizar os problemas alheio e até a chamada positividade tóxica estão na lista de atitudes que fazem os depressivos se afastarem cada vez mais do tratamento que poderia garantir qualidade de vida.
Sintomas
Por ser uma doença que acomete o psicológico e o emocional, a depressão pode se apresentar de diversas formas, mas as mais comuns são mudanças drásticas de comportamento, isolamento, alimentação escassa ou excessiva, compulsividade, descuido com a própria higiene, entre outros.
Se você conhece alguém que está apresentando esses sintomas, ainda que a pessoa pareça feliz ou diga estar apenas cansada, fique atenta. Converse, ouça sem julgar e ofereça apoio na busca de ajuda profissional. Essa pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|