Comentário ao pé da publicação, nesse domingo, 16: 'Olga Sanches - Isso é um absurdo.. A populacao estava na praia de jaua hoje Domingo todos aglomerados e sem mascara e chegando onibus cheio'. Foto Reprodução
No campo dos esportes praticados em ringues, notadamente no MMA, para quem conhece a modalidade, o que não se aplica aos cabeças pensantes da Prefeitura Municipal de Camaçari (PMC) ao que parece, quando o lutador cai diante da investida do adversário, ninguém vê a mínima chance ser dada ao que caiu para que se levante, mas sim uma investida implacável do que está de pé, com vistas a vencer duma vez por todas a luta.
Mas nem com tanta gente nocauteada, e 108 mil vidas eliminadas definitivamente dos ringues da vida no Brasil e, mais 800 mil delas no mundo, por Covid 19, onde a Organização Mundial de Saúde (OMS), por ainda desconhecê-lo, versa que a única forma eficaz de combate ao vírus é o “distanciamento social", a prefeitura de Camaçari se dá por satisfeita, e começa a se mexer para liberar oficialmente o acesso às praias da cidade, sob o argumento de que, depois da liberação do comercio, o sábado (15/08), fechou com um números de novos infectados “abaixo do esperado”.
No livro “A arte da guerra” (Sun Tzu), manual que teoricamente orienta sobre as táticas de combate bélico, já que o mundo está em franca batalha contra um inimigo letal e absolutamente desconhecido, conforme a própria OMS, há registrado que “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”, orientação que o governo municipal ignora, consciente que deveria ser de que, com a decisão, ele não somente dá exemplo de desconhecer não somente o poder do vírus mas principalmente a incapacidade de combate a esse inimigo pelo aparato de saúde de que, assim como todo o país, o município dispõe, o que será manifesto sem medida se o povo, que estará sendo mandado para o enfrentamento corpo a corpo com essa decisão, for ferido.
Ainda que o número de 4.272, conforme a Secretaria de Saúde do Município (SESAU), dos 4.881, até o último sábado, de infectados que haja se recuperado, e a estabilidade (estabilidade e não queda) do número de casos na Bahia, tenha sido o motivador da decisão que, conforme publicação teria sido sugerida ao prefeito Elinaldo (DEM), pelo secretário da pasta, Luiz Duplat, que inclusive é médico, pelas consequências no seio das famílias dos 80 camaçarienses que morreram na cidade, seria razoável a não exposição “oficial” de outras vidas e famílias.
Segundo matéria de Veja, o que não inclui a Bahia, os estados que estão com a sua média móvel de mortes em singela queda são Acre (-67%), Alagoas (-18%), Amapá (-45%), Ceará (-39%), Maranhão (-25%), Pernambuco (-16%), Rio de Janeiro (-34%), Rio Grande do Norte (-54%), Roraima (-46%), Rio Grande do Sul (-19%) e Sergipe (-22%), mas outro conselho aos que consideram válidas as dicas do livro “A arte da guerra”, é também que “...se numericamente és mais fraco, procura a retirada”, e negar que a estrutura de saúde do município perde feio no poder-de-fogo para esse vírus, é claramente passar documento de que o governo do município não somente desconhece o 'tamanho do problema', quanto desconhece a si mesmo.
O Camaçari Fatos e Fotos (CFF), já que a “ideia” teria partido do secretário da pasta, na tentativa de contato pelo telefone 71/9.9624-82xx, com o doutor Duplat, por duas vezes, ligação que não foi atendida, e nem houve retorno até esta publicação, pretendíamos saber sobre a tal liberação, e se a “ideia” teria, de fato, partido dele para o prefeito Elinaldo; e ainda saber do secretário, o que se estende aos demais gestores do município, sobre se ele, conforme a praia de sua preferência, tomaria com seus entes queridos um banho de sol juntamente com a comunidade? O que ainda está em tempo de o nobre secretário responder!
À baixo, comentários, um deles sugerindo o viés político por trás da liberação, feitos ao pé da publicação de “liberação das praias à partir dessa semana”, que vão ipsis litteris – exatamente como foram escritas, que talvez faça a prefeitura repensar a ajudinha que pode estar dando para que o inimigo "se levante", quando a orientação de Sum Tzu é jamais abaixar a guarda em tempos de guerra:
Olga Sanches - 'Isso é um absurdo.. A populacao estava na praia de jaua hoje Domingo todos aglomerados e sem mascara e chegando onibus cheio'. Foto Reprodução
Torquato Augusto Carlos Torquato - Kkkkkkkkkkkk, aqui a onde eu moro é beira de praia, e tem duas pessoas infectados, e o prefeito resolve liberar o acesso a praia, e muita pressão dos empresários da rede de hotelaria.
Eudes Carmo - nenhum político se preocupa com o povo. Eles querem mais que o povo se foda
Tony Freire
Se o comércio está aberto, pq um ambiente natural deveria permanecer fechado????
Aprovado!
Kellyms Silva
Q Deus de sabedoria a esses governantes pq eles tão fazendo so burrada
Não sei onde q eles tão vendo melhoria.; O vírus não acabou e o povo tá só morrendo eles tão cegos só pode
Só Deus por nos
Raimunda Nonata
Eu acho um absurdo isso,as pessoas não estão se cuidando um dia que o boletim epidemiológico baixa vai todo mundo para praia Deus é mais meu Deus e fica todos um em cima do outro daqui a pouco vai voltar tudo de novo
Raimunda Nonata
E precisa ver o tanto de crianças que estavam na praia ontem todos um perto do outro nem parecia que nós estamos no meio de uma epidemia
Maria José
Eu que não vou lá! A econômica, é a política acima de tudo! Não tem vacina não tem remédio...com um decreto o vírus vai embora...
Veja também:
Cientista em reprodução humana, médico baiano Elsimar Coutinho morre de covid-19 aos 90 anos
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|