Praias de Camaçari devem receber 700 mil pessoas durante o período de carnaval
As crianças são as principais vítimas de afogamento. Dados do Ministério da Saúde, apontam que a principal causa de mortes e sequelas na faixa etária de zero a 14 anos de idade, são os acidentes não intencionais, como afogamento e sufocamento. Isso se deve à displicência dos adultos que as deixam sozinhas (um momento de distração pode ser fatal), a curiosidade natural da idade, por não saberem nadar, e por se apavorarem mais facilmente que os adultos.
Entre jovens e adultos os afogamentos são causados principalmente por ingerirem remédios ou bebidas alcoólicas antes de nadar. Outro fato importante é que as principais vítimas de afogamento nessa faixa etária são pessoas que sabem nadar. Exatamente por isso, o conhecimento os torna destemidos e mais relaxados com as variações do mar. São esses o que vão mais longe da costa e não se importam de nadar contra a arrebentação.
Para dar suporte aos banhistas que estarão espalhados nos 42 quilômetros de praias, a Prefeitura de Camaçari inicia nesta sexta-feira (24), a "Operação Carnaval". A iniciativa acontece de forma conjunta, com o Grupamento de Guarda Vidas, a Coordenação de Defesa Civil e Secretária de Infraestrutura (Seinfra). A ação acontece todos os dias de Carnaval até a Quarta-feira de Cinzas, e conta com um ostensivo de 40 guarda-vidas.
Durante esse período de carnaval, é estimado que um quantitativo de 700 mil pessoas, dentre banhistas locais e turistas de todo as partes do Brasil, visitem o litoral camaçariense. A orla de Camaçari é composta pelas praias de Busca Vida, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Garajuba e Itacimirim.
Respeite as orientações
O Coordenador de Defesa Civil, Ivanaldo Soares, alerta os banhistas para a falsa aparência de calmaria no mar. "Não é somente o mar agitado que oferece riscos, muitas vezes as correntes marítimas mudam em questão de minutos, transformando o mar calmo em um cenário perigoso até mesmo para quem sabe nadar", afirma Ivanaldo.
O coordenador orienta também que ao chegar à praia o banhista peça orientação ao salva-vidas sobre o local mais seguro para banho.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|