Estudantes pedem a mesma celeridade que houve na contratação emergencial da empresa para limpeza pública de Camaçari (Foto: Divulgação Redes Sociais)
Em resposta a nota enviada pela Prefeitura de Camaçari informando que o transporte universitário só será normalizado no dia 06 de fevereiro, os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), prejudicados pela interrupção do serviço, e reclamando a despesa que estão tendo e que não lhe cabem, cobram celeridade da prefeitura na contratação imediata de uma empresa para realizar o serviço.
Os alunos alegam que as aulas começam às 07h e terminam às 22h. Dessa forma, como muitas das unidades da UFBA ficam no centro de Salvador, não haveria ônibus de linha que os levasse até o campus sem que estes perdessem os primeiros horários de aula e fossem prejudicados com faltas. O mesmo se aplica no turno da noite. Onde os alunos estão tendo que sair mais cedo, uma vez que as aulas terminam 22h. Horário que não existe mais transporte de linha retornando para Camaçari.
Nas redes sociais os estudantes já anunciaram manifestações pela retomada do Transporte Universitário que existe em Camaçari há 12 anos. E pedem a mesma celeridade que houve na contratação emergencial da empresa para limpeza pública de Camaçari.
"A situação está verdadeiramente insustentável. Esperamos que, devido a atipicidade do calendário da UFBA e do IFBA os estudantes não sejam invisibilizados. Esperamos também que nossos pleitos não deixem de ser atendidos devido ao fato das universidades particulares ou a Universidade Estadual da Bahia ainda não terem retornado às suas atividades normais", clamam os estudantes em nota.
Confira a nota na íntegra:
Nós estudantes agradecemos ao primeiro posicionamento oficial oriundo da Prefeitura Municipal de Camaçari em resposta às nossas reivindicações que começaram desde o dia 3 de janeiro.
É bastante importante sabermos que a gestão tem se empenhado para regularizar o programa, mas o que gostaríamos que fosse salientado é que os estudantes que estão pleiteando celeridade no processo estão em pleno período letivo.
Ao contrário do que está dito na nota, as aulas nas instituições de ensino não começarão dia 6 de fevereiro, mas começaram na primeira semana de janeiro, em todas as faculdades que compõem a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA) que é em Salvador e que também possui estudantes camaçarienses que lá estudam.
Considerando que essas instituições de ensino ficam localizadas no centro da cidade de Salvador, além de pagar o transporte intermunicipal, os estudantes pagam também passagem dentro de Salvador. Além disso, as aulas na UFBA iniciam pontualmente às 7h (e pegando o primeiro ônibus que sai de Camaçari não é garantia de que consigamos não levar falta na primeira aula) e a maioria dos estudantes permanece até à noite, quando a aula termina às 22h, quando não existe mais nenhum ônibus intermunicipal comercial.
São filhos de Camaçari, muitos que só se podem dizer universitários/ estudantes do IFBA no curso que se sentem vocacionados, hoje, pela garantia desse transporte, que estão encurralados e buscando se organizar porque questões como essa muitas vezes podem passar despercebidas ou silenciosamente.
A situação está verdadeiramente insustentável. Esperamos que, devido a atipicidade do calendário da UFBA e do IFBA os estudantes não sejam invisibilizados. Esperamos também que nossos pleitos não deixem de ser atendidos devido ao fato das universidades particulares ou a Universidade Estadual da Bahia ainda não terem retornado às suas atividades normais.
A questão do transporte diz respeito a todos os estudantes. A urgência por ele não diz respeito a somente duas ou tres dezenas de estudantes (inclusive são muito mais estudantes do que isso), mas refere-se à um pleito comum a todos, sejam universitários de escolas particulares ou públicas: a possibilidade do Ensino Superior, apoiada pelo Estado, dado que esses estudantes trabalharão para o desenvolvimento de sua própria cidade. E isso também é de interesse da Prefeitura Municipal, não temos a mínima dúvida, considerando que, independente do governo ou do prefeito, por mais de 12 anos esse serviço se manteve ininterruptamente.
Atenciosa e respeitosamente,
Estudantes Universitários de Camaçari
Veja também:
Prefeitura deixará mesmo estudantes universitários 'por conta própria' até fevereiro
Estudantes da UFBA estão sem transporte universitário
Em reunião com prefeito, caçambeiros pedem retomada do serviço em Camaçari
Mais de 50% dos prefeitos baianos têm as contas aprovadas com ressalvas
Secretários relatam problemas em reunião com prefeito
Deixados ao léu por Ademar feirantes da Prefeitura aguardam atenção de Elinaldo
Elinaldo diz que ainda não pode mexer no orçamento da Prefeitura
Clique aqui e siga-nos no Facebook
Nas redes sociais os estudantes já anunciaram manifestações pela retomada do Transporte Universitário que existe em Camaçari há 12 anos (Foto: Reprodução reses sociais)
< Anterior | Próximo > |
---|