Lançamento de portaria que beneficia profissionais e população (Foto: Aristeu Chagas)
O município de Camaçari, regulamentou, através da portaria municipal 034/2016, as práticas de enfermagem, em um evento voltado para os profissionais de saúde, no auditório da Secretaria de Governo (Segov) - Centro Administrativo. O documento publicado ontem (14), passa a valer imediatamente e trata sobre “prática do enfermeiro quanto a prescrições de rotina, encaminhamentos e solicitações de exames na Atenção Básica”.
A expectativa da gestão de saúde no município é possibilitar mais eficiência no atendimento à população. Para isso, outras quatro publicações municipais também foram lançadas: Diretrizes de acolhimento e acesso, Fluxos de acesso e organização, Arruamento e adscrição e Guia de serviços. A portaria determina os protocolos que todos devem cumprir para que o atendimento aconteça de forma orientada com o encaminhamento especifico que cada caso demande.
A rede de Atenção Básica do Município é de extrema importância para que seja prestado um bom serviço para a população. Ela é a ‘porta de entrada’ do Sistema Único de Saúde (SUS). A Atenção Básica do município é composta por 53 equipes distribuídas em 39 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para ter legitimidade, a portaria foi validada pelo COREN-BA, e a presidente, Maria Luisa de Castro, uma das palestrantes do evento. Também participou como palestrante o diretor da Atenção Básica da Sesab, José Cristiano Soster, que falou sobre as Perspectivas para organização do SUS centrado no usuário.
Os documentos foram construídos pelos profissionais do Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com os residentes e docentes do Programa de Residências Integradas em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família – FESF/FIOCRUZ, que atuam em Camaçari.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|