Objetivo é terminar o ano com a cidade limpa (Foto: Aristeu Chagas)
Em todos os bairros, nas calçadas, esquinas, imóveis abandonados, terrenos baldios... Lixo e entulho tomaram conta da cidade. A situação crítica chegou a beira do caos na semana passada com a paralisação do serviço de coleta de lixo, causando revolta e vários transtornos à população. A insatisfação gerou protestos virtuais e chegou ao ápice com uma manifestação onde populares jogou lixo na frente da Prefeitura Municipal e da residência do prefeito Ademar Delgado, em Arembepe.
A mobilização deu tão certo que a Prefeitura firmou parceria com empresários locais – obtendo o maquinário necessário – e iniciou um mutirão de limpeza para retirar entulhos das ruas. Segundo a gestão municipal, as ações iniciadas na última sexta-feira (09), seguem por tempo indeterminado até contemplar todo o Município. Para o serviço, cerca de 35 caçambas e seis máquinas trabalham na retirada do entulho que acontece coordenada pela Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).
A limpeza é uma espécie de ‘presente’ de fim de ano para a população. O serviço já contemplou os bairros Gleba A, Gravatá, Mangueiral, Ficam e Camaçari de Dentro e Gleba C. Nos bairros do Phoc I, Parque Florestal, Natal, Gleba B, Piaçaveira, Dois de Julho e Inocoop a coleta está em andamento. Na região da orla, a coleta começou em Arembepe, nas localidades de Fonte das Águas e Canto das Pedras.
Crime Ambiental
O descarte irregular de entulho é considerado crime ambiental e está previsto na Lei 973/09 (Lei do Entulho). Quem deseja construir, reformar ou que tenha um grande volume de lixo deve solicitar a caixa estacionária da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) para descartar entulho corretamente. No caso de descarte realizado em local inadequado, o infrator está sujeito a multas.
Para solicitar a caixa estacionária ou denunciar o descarte irregular de entulho, basta ligar para o número 0800 284 6484. Por 24h, o aluguel do equipamento custa R$ 75,00, na sede, e R$ 100,00 na orla e na zona rural. Cada contêiner tem capacidade para comportar até cinco metros cúbicos, o que equivale a 25 tonéis.
Os moradores também têm a opção de realizar o descarte correto, no Aterro Sanitário de Camaçari ou em uma dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), localizados em pontos estratégicos do Município.
Veja também:
Com uma pessoa presa, coleta do lixo em Camaçari é normalizada
Presa por joga lixo na porta do prefeito Ademar Delgado, Fabiana Franco desabafa nas redes sociais
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|