A retomada 100% presencial em Camaçari segue o adotado pelo Governo do Estado e a prefeitura de Salvador, que confirmaram, no dia 20 de janeiro, a volta às aulas também para fevereiro (Foto: Reprodução)
Após dois anos em sistema híbrido ou totalmente remoto, crianças e adolescentes de Camaçari retornarão para as salas de aula em sistema 100% presencial. A decisão, de acordo com o divulgado pela prefeitura, foi do próprio prefeito Elinaldo Araújo (DEM), durante reunião com com os secretários da Educação, da Saúde e do Governo.
Os estudantes da rede pública municipal voltam para as escolas já quinta-feira da próxima semana, dia 03 de fevereiro. Escolas privadas também deverão seguir a determinação, de acordo com o calendário próprio. Na rede particular de ensino, o retorno acontece a partir de segunda-feira (31).
Oportunidade
Em nota divulgada à imprensa, o prefeito Elinaldo declarou que considera o ambiente escolar seguro e também uma oportunidade para incentivar a vacinação infantil. “Até lá, todos os profissionais da educação estarão imunizados com as três doses da vacina. Além disso, a retomada das aulas é uma oportunidade de incentivar a vacinação”, sinalizou.
Vale lembrar que todos os servidores públicos municipais foram obrigados a tomar a vacina, sob pena de exoneração, no caso de cargos comissionados, e processo administrativo (o primeiro passo para exoneração), no caso dos efetivos.
No colo da Sesau
Apesar de ainda não ter divulgado os protocolos de segurança que deverão ser adotados nas escolas para garantir a proteção de alunos e do corpo docente, tanto o prefeito quanto a titular da Secretaria de Educação (Sedec) "garantem" que o momento é propício - a despeito da H3N2 - e que todos os cuidados necessários (quais?) serão adotados.
No entanto, essa segurança, de acordo com a fala da secretária de Educação, Neurilene Martins, ficará, em grande parte, a cargo da Secretaria de Saúde (Sesau). “Então, entendemos que é agora o nosso momento da retomada 100% presencial. No entanto, é preciso que toda a atenção seja dada ao monitoramento da Secretaria da Saúde ao fluxo desses estudantes nas escolas. Por isso, que a atuação da Vigilância em Saúde é tão importante na elaboração do protocolo, para que todas as providências sejam tomadas, sobretudo, considerando esse surto da gripe H3N2 e de variações e de mutações do coronavírus”, apontou Neurilene.
A promessa da prefeitura é que o decreto com todas as determinações e protocolos sanitários e pedagógicos seja publicado até o próximo dia 29.
A Sesau
O secretário da Saúde, Elias Natan, disse que com a decisão de retorno 100%, a pasta já estabeleceu o fluxo e o protocolo que todas as escolas terão que cumprir e obedecer, além de todas as medidas sanitárias, que já estão aí colocadas e sendo seguidas desde o ano passado. “A princípio, em cada escola terá a presença de uma pessoa de referência para no caso de algum estudante ou profissional de educação apresentar algum sintoma. Essa pessoa fará o encaminhamento devido a uma unidade de saúde, onde serão tomadas as medidas necessárias, além das testagens por amostragem que serão realizadas frequentemente. O retorno acontecerá com a segurança necessária para que não haja contaminação entre os envolvidos e a Sesau acompanhará o cenário epidemiológico caso seja necessário mudar as estratégias”, destacou.
A retomada 100% presencial em Camaçari segue o adotado pelo Governo do Estado e a prefeitura de Salvador, que confirmaram, no dia 20 de janeiro, a volta às aulas também para fevereiro.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|