Cerca de 80 unidades de lagosta e 30 kg de camarão rosa foram apreendidos na manhã deste sábado (29), no recém-inaugurado Mercado do Peixe, de Água de Meninos. A pesca de lagosta está proibida até final de maio, período de reprodução do pescado, também conhecido como defeso.
As guarnições da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar receberam a denúncia de um colega da própria corporação que estava de folga no local e se deparou com a venda ilegal nos boxes 24 e 25. “Não realizamos a prisão dos responsáveis pela comercialização porque o produto estava abandonado nos fundos do estabelecimento e os proprietários não estavam presentes”, diz o subtenente Gilvan do Nascimento.
Segundo a comandante da Coppa, major Maria Aparecida Freire Mello, nesse período, outras abordagens surpresa serão feitas. "Infelizmente, por falta de consciência de alguns pescadores, estas lagostas não poderão mais reproduzir. Para evitarmos que este alimento fosse jogado fora, aproveitamos e ajudamos quem mais precisa", destacou Aparecida, ressaltando que as lagostas apreendidas eram fêmeas com ovas.
A oficial informou ainda que todo o material apreendido foi doado, ainda dentro do gelo e pronto para o consumo, para Associação Beneficente Vó Flor, localizada no Largo da Madragoa. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser repassadas através do telefone da coordenação da Coppa (99981-6817).
< Anterior | Próximo > |
---|