Uma chuva forte atingiu o município de Lajedinho (distante a 552 km de Salvador), na Chapada Diamantina, no sábado, 1º, e causou estragos na região. O temporal provocou uma tromba d'água no rio Saracura e deixou casas e ruas alagadas. Ao menos 100 famílias ficaram desabrigadas. Ninguém se feriu ou precisou ser resgatado.
Segundo informações do coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho, cerca de 380 pessoas ficaram desalojadas e serão remanejadas para novos imóveis a partir deste domingo, 2. Ao todo, foram disponibilizadas 231 residências.
Edmundo Carvalho salientou que foram priorizadas as famílias que já estavam cadastradas em um programa habitacional, construído em 2013, quando uma outra enxurrada atingiu a cidade e deixou 17 mortos e 600 desabrigados.
Entre a noite da última sexta, 31, e a madrugada de sábado, 1º, choveu mais de 150 milímetros em pouco mais de duas horas na cidade, segundo a Defesa Civil.
"Às 19h de sexta-feira, monitoramos que a previsão para o nível de água da chuva seria de 6mm, porém, das 22h30, quando começou a chover, até a 1h do sábado, foram 156 milímetros de água. O que era pra chover em um mês, choveu em duas horas e meia", disse Edmundo Carvalho.
Ainda segundo a Defesa Civil, foi decretado neste domingo, situação de emergência na cidade.
< Anterior | Próximo > |
---|