Moradores fecharam dois pontos da Estrada do Derba na manhã desta sexta-feira (13) durante um protesto contra uma operação policial na Fazenda Coutos, Subúrbio Ferroviário. Por volta das 9h, moradores obrigaram passageiros de dois ônibus a descerem e os coletivos foram atravessados na pista.
Um grupo de cerca de vinte pessoas tentava trazer galhos para tocar fogo em um ponto da via, mas foi impedido pela polícia. Tiros foram ouvidos no local pela equipe do CORREIO e dois homens foram detidos. Policiais da Rondesp BTS, Polícia Rodoviária Estadual e da 19ª Companhia Independente de Polícia (19ª CIPM/Paripe) estão no local. Em um outro ponto, depois da entrada da Lagoa da Paixão, próximo ao viaduto de Paripe, moradores chegaram a bloquear a rodovia com fogo em galhos de árvores.
Os ônibus atravessados foram da Expresso Metropolitana, que faz a linha Ilha de São João-Pituba, e um segundo do Sistema Integra que atende a região de Plataforma. O motorista do coletivo da Expresso Metropolitana contou que um grupo, a pé, tomou a chave do ônibus. Havia seis passageiros no ônibus no momento. Segundo moradores, nesta quinta-feira (12) a noite, também foi feita uma manifestação também na Estrada do Derba.
Segundo Neilton Rosário, líder comunitário de Fazendo Coutos, a comunidade está fazendo uma manifestação por conta de uma operação da polícia que ocorreu na manhã de quinta-feira (12), que teria deixado um adolescente morto. "A população resolveu chamar atenção do governo para mais uma ação truculenta da polícia", afirmou Neilton. O CORREIO procurou a assessoria de comunicação da PM para comentar o assunto, mas ainda não obteve resposta.
Segundo a Central de Polícia, um adolescente de 14 anos foi baleado por volta das 16h30, no Conjunto Habitacional Vista Alegre, próximo ao Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Fazenda Coutos. Ele foi atingido por tiros no tórax, pescoço e perna, chegou a ser socorrido para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda não há informações sobre autoria ou motivação do crime. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O major Elsimar Leão, comandante da 19ª CIPM, afirmou que a ação que bloqueou o tráfego na Estrada do Deba foi planejada por criminosos. “São traficantes de Fazenda Coutos tentando conturbar a área", afirmou. Segundo ele, a polícia planeja incursão no local. O trânsito na região ficou congestionado.
< Anterior | Próximo > |
---|