Camaçari (Foto: Reprodução)
As chuvas que atingiram Camaçari nesses primeiros cinco dias de maio já ultrapassaram a média histórica para o mês. Segundo dados do Climatempo, até o dia 5, foram registrados 165 mm de precipitação na cidade — o equivalente a 134% da média normal para o período, calculada com base em 30 anos de dados. O volume considerado normal para o mês é 123.
O volume acima do esperado provocou alagamentos em diversos bairros, transtornos no trânsito, queda de árvores, falta de energia e danos à infraestrutura urbana, além de desabamentos e alagamentos de residências.
Estragos
Desde a sexta-feira (2), ruas do Jardim Limoeiro ficaram completamente inundadas, enquanto no Bairro Novo uma cratera se abriu na entrada de um condomínio, dificultando o acesso de moradores. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram ruas transformadas em rios e moradores tentando conter a entrada da água em suas casas.
No bairro Santo Antônio II, também conhecido como Peão Manso, moradores relataram condições insalubres, com ruas tomadas por lama e famílias ilhadas em suas casas. A Rua dos Horizontes, que liga o Estádio Armando Oliveira à Avenida Industrial Urbana, também registrou alagamentos significativos.
Nem mesmo o centro da cidade passou ileso. O Centro Comercial de Camaçari, conhecido como Feira, foi inundado, causando prejuízos aos comerciantes. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram clientes e vendedores caminhando em meio à água.
Na região de Abrantes, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica na Colônia Boa União, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. A Coelba foi acionada para realizar a retirada da árvore e restabelecer a energia.
A Defesa Civil de Camaçari informou que tem atuado desde as primeiras horas da sexta-feira para atender ocorrências, especialmente em áreas de risco. Equipes também foram mobilizadas na orla da cidade, onde o acúmulo de água preocupou moradores de regiões mais vulneráveis.
Próximos dias
A previsão do tempo aponta possibilidade de continuidade das chuvas fortes, especialmente nesta terça e quarta-feira, quando pode chover com intensidade igual ou superior ao fim de semana, o que mantém o alerta das autoridades municipais e estaduais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um aviso de perigo potencial para a região metropolitana de Salvador, incluindo Camaçari, devido à persistência das chuvas.
Com a cidade já registrando mais chuva do que o esperado para todo o mês, moradores de zonas mais vulneráveis cobram ações mais efetivas da Prefeitura, como melhorias no sistema de escoamento urbano e medidas de prevenção mais eficazes para o período chuvoso. Apesar de todas as limitações do início da gestão e da herança maldita dos oito anos de Elinaldo, nenhuma parcela da população pode ficar desassistida, esperando que o tempo dê uma trégua.
Confira AQUI a previsão do tempo para os próximos dias
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|