Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Saúde

 

“Lentes escuras sem proteção são muito arriscadas para os olhos, isso é comprovado” (foto/Google)
“Lentes escuras sem proteção são muito arriscadas para os olhos, isso é comprovado” (foto/Google)

Não é apenas a pele que necessita de proteção contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol, como foi dito anteriormente pelo CFF. Problemas como fotoceratite, inflamação da córnea por queimadura de primeiro grau que acontece, geralmente, após seis horas ininterruptas de exposição ao sol e que pode levar à cegueira se repetida muitas vezes e risco 60% maior de desenvolver catarata são outros problemas que podem ser desencadeados pelo sol.

A dermatologista Marli Sanches explica que altas doses de luz nos olhos produz também oftalmina, um raro, porém muito doloroso tipo de queimadura. Para evitar esses e outros problemas nos olhos por conta da exposição demasiada ao sol, higiene e usar óculos que tenham lentes com filtro UV.

“Lentes escuras sem proteção são muito arriscadas para os olhos, isso é comprovado”, alertou Sanches quanto à importância da utilização de óculos que filtrem 100% da radiação UV. Para confirmar isso, é preciso verificar o certificado ABNT NBR ISO 15111.

Um outro problema também comum nesta época do ano é a contaminação por conjuntivite. Apesar de não ser grave, é caracterizada por uma inflação da conjuntiva, que é a mucosa que recobre os olhos. Os sintomas são presença de olhos vermelhos e lacrimejantes, dor, sensação de que há areia nos olhos, pálpebras inchadas. O tratamento é feito com uso de colírios de antibiótico, lavagem e cuidados de higiene.

Mulheres não protegem os olhos do sol

Pesquisa realizada pelo IBOPE com 284 mulheres que apresentam problemas de visão mostrou que apenas 8% delas usam óculos com grau quando vão à praia. O resultado contrasta com o fato de que 97% das entrevistadas acreditam que a radiação ultravioleta prejudica a visão.

Curioso também o fato de o estudo revelar que, apesar da maioria não usar lentes com proteção UV, 95% das entrevistadas acreditam que a radiação provoca o envelhecimento da pele ao redor dos olhos.

Veja também: CFF - Especial Verão: saiba como aproveitar a estação e se proteger dos malefícios do sol

Saiba mais sobre Saúde

Marli Sanches, dermatologista (foto/CFF/Adriana Lopes)
Marli Sanches, dermatologista (foto/CFF/Adriana Lopes)

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br