Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Saúde

Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele das radiações ultravioletas A e B (foto/Google)
Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele das radiações ultravioletas A e B (foto/Google)

É realmente importante usar o protetor solar? Qual o fator apropriado para cada tipo de pele? Qual o intervalo de tempo para reaplicação? A dermatologista Marli Sanches tira essas e outras dúvidas em mais uma matéria do Especial Verão produzido pelo CFF. Mas antes vamos entender o que são e para que servem.

Os filtros solares são substâncias

destinadas a proteger a pele das radiações ultravioletas A e B. Em curto prazo, protegem a pele de queimaduras e alergias solares, e em longo prazo de envelhecimento e câncer de pele.

“É imprescindível a utilização do protetor solar, principalmente agora no verão”, acrescenta Sanches.

Qual o fator apropriado para cada tipo de pele

Marli Sanches explica que apesar dos vários fatores, que podem chegar a 100, dois são apropriados para as peles negras e mais claras. Mas antes, vamos entender o que fato são os Fatores de Proteção Solar (FPS).

Os FPS, presentes em todos os filtros solares, são uma medida indicativa de quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol, sem se queimar. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessária para queimá-las é menor que para peles mais resistentes.

De acordo com a dermatologista, de um modo geral, deve-se usar o protetor com um FPS entre 15 e 30, dependendo o tipo de pele:

“Para quem tem uma pele mais morena, o fator 15 é suficiente, e o 30 para as pessoas de pele mais clara. Os que possuem um FPS maior do que é isso é mais uma questão de sofisticação”.

Exceção apenas para as pessoas que fazem algum tratamento de pele ou as albinas: “Nesses casos, é mais aconselhável a utilização de um fator maior, pois já é outro tipo de tratamento”, explicou.

Intervalo

Não adianta passar o filtro solar antes de sair de casa e achar que está protegido. Marli Sanches explica que é preciso reaplicar o produto durante todo o tempo em que estiver exposto ao sol, com um pequeno intervalo:

“É aconselhável reaplicar de 2 em 2 horas, e quando a pessoa entrar na água, reaplicar novamente”.

Como aplicar corretamente

Basta passar abundante e uniformemente e antecedendo a exposição em média 30 minutos. Reaplicar de 2 em 2 horas e não utilizar produtos perfumados antes da aplicação do filtro solar.

A partir daí, é só aproveitar o que a estação tem de bom a oferecer!

Veja também: CFF - Especial Verão: saiba como aproveitar a estação e se proteger dos malefícios do so

Saiba mais sobre Saúde

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br