Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Saúde

Garoto de oito anos teve meningite bacteriana e ficou tetraplégico

Depois de uma ação na justiça, um garoto de oito anos fez uma cirurgia inédita na América do Sul.

Por causa da uma meningite, ele ficou tetraplégico e só respirava com auxílio de um aparelho. Agora, um pequeno marca-passo vai ajudar o menino a ter uma vida mais confortável e menos complicada.

Ele tinha um ano e meio quando entrou no hospital com meningite bacteriana. Só saiu sete meses depois com sequelas graves. A lesão que deixou o garoto tetraplégico também comprometeu o sistema respiratório e há quase sete anos o menino passou a usar um ventilador mecânico ligado na energia. A família tinha medo de a energia acabar.

Sendo assim, por conta de uma ação na Justiça, a família conseguiu o recurso para fazer uma cirurgia inédita em crianças o Brasil, a implantação de um minúsculo marca-passo. O aparelho controla a respiração.

A cirurgia, a primeira na América do Sul em pacientes dessa idade, demorou quatro horas. O aparelho foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2009. Mas, o procedimento não está previsto na planilha de custo do SUS (Sistema Único de Saúde), nem nas de convênios particulares.

Até hoje, apenas dois adultos passaram pela cirurgia e mais de 2.000 esperam para receber o marca-passo.

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br