Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

Número de mortes registrados no mês, apesar da queda de quase 50% em relação a março, ainda se mantém alto (Foto: Reprodução)
Número de mortes registrados no mês, apesar da queda de quase 50% em relação a março, ainda se mantém alto (Foto: Reprodução)

No dia 15 de abril o Camaçari Fatos e Fotos (CFF) publicou uma matéria sobre a redução dos casos e mortes por covid-19 em Camaçari, a partir das medidas restritivas de lockdown e toque de recolher, estabelecidas pelo Governo do Estado desde o final de fevereiro. Agora, com dados completos do mês inteiro, a efetividade das medidas ficou ainda comprovada.

Em abril foram registrados 1.106 novos casos de covid. O número é o menor desde o início do ano e nada menos que 75% menor que no mês de março, pior mês da pandemia da na cidade, assim como em várias outras partes do país.

O número de mortes registrados no mês, apesar da queda de quase 50% em relação a março, ainda se mantém alto: foram 58 óbitos registrados durante o mês de abril. É o segundo maior índice, desde o início da pandemia, ficando atrás apenas do mês de março.

Vale ressaltar que o mês de registro das mortes nas estatísticas nem sempre é o mês de ocorrência dos óbitos, como o CFF explicou nessa matéria. Ainda assim, o número é totalmente válido para análise, já que as estatísticas de óbitos disponibilizadas pela prefeitura de Camaçari não informam a data de ocorrência do óbito.

Outra coisa que o CFF também já havia demonstrado, baseado em dados do Portal Transparência Registro Civil é como a piora nos índices da pandemia apresenta relação direta com a piora de outras índices. De acordo com dados do mesmo portal, coletados em 05 de maio, o número total de mortes em abril, incluindo covid-19 e outras causas, também caiu: de 302, em março, para 158 em abril.

Ainda de acordo com levantamentos feitos pelo CFF, pelo menos nos últimos sete anos a média mensal de mortes na cidade vinha se mantendo regular, com cerca de 100 ocorrências.

Fique em casa

Ainda que as medidas de toque recolher possam provocar perdas comerciais e incômodos particulares para algumas pessoas, em maiores ou menores escalas, o fato é que elas ainda são a medida mais efetiva no combate ao coronavírus, associada aos hábitos de proteção e higiene, como uso correto de máscaras, distanciamento social e higiene constante das mãos.

Veja também:

COVID: Mortes registradas em abril ainda são de março

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br