Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

Dr. Severino Elias Paiva de Araújo (Foto: Reprodução)
Dr. Severino Elias Paiva de Araújo (Foto: Reprodução)

Você conhece o Dr Severino Elias Paiva de Araújo, ou "Dr. Severino"? Se você nasceu em Camaçari, ou vive aqui desde criança, certamente já ouviu falar dele. Dr. Severino vem atuando na cidade há décadas e décadas e se tornou referência em cuidados de saúde no município.

Na época em que ele começou a trabalhar na cidade, o sistema público de saúde não tinha o mesmo modelo de organização, muito menos a cidade tinha uma estrutura minimamente bem distribuída, que disponibilizasse atendimento médico em diversos bairros.

Dr. Severino era o "médico da família": naquela época, não se falava em especialidades médicas como hoje em dia. Por qualquer motivo, adulto, criança ou idoso, se procurava o médico da família. E ele tratava de tudo. Apenas em casos graves ou muito específicos o paciente era encaminhado para um especialista, geralmente em hospitais.

E assim sempre foi com Dr. Severino: médico de centenas de famílias camaçarienses, ele se tornou reconhecido por cuidar não apenas do corpo das pessoas, mas, a seu modo, espírita que é, também da alma.

"Ele se tornou amigo de todas as pessoas com ele tratou e conquistou a amizade de todas as famílias. Ele sempre tratou as pessoas de forma muito humanista, de forma muito respeitosa, harmônica e isso fez dele uma pessoa especial", lembra Bira Coroa, que é um dos vários amigos que Dr. Severino conquistou.

Em conversa com o Camaçari Fatos e Fotos (CFF), trazendo à memória vivencia do passado com o médico, Bira relata que o acolhimento e o respeito é marca registrada do Dr.  Severino: "Não pode ver ninguém com um problema que ele apresenta alguma contribuição, mesmo que seja uma fala. Consegue dar conselhos, acompanhar o paciente, rever as relações familiares, acolher o paciente e tentar buscar caminhos também na família. Entrar no consultório dele é ter certeza que irá ter vários papos. Na conversa, ele entende, compreende e busca o que o paciente precisa. Nunca fez uma consulta de minutos marcados"

Além de atencioso, Dr. Severino sempre foi caridoso. "Ele faz muito atendimento social, para quem precisa, ele atende sem cobrar pela consulta. Não coloca dinheiro na frente. Lembro de que quando ninguém mais resolvia, ou resolve, as pessoas se lembram logo do Dr. Severino e ele sempre sabe do que o paciente precisa", diz Téo Ribeiro, que era criança quando Dr. Severino começou a atuar na cidade.

Pois bem: o médico que se tornou referência para inúmeras famílias na cidade agora está internado, entubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lutando pela própria vida contra a Covid-19.  Agora, é o médico quem precisa de cuidados, de acolhimento e de orações.

"Eu tenho certeza que Camaçari inteira está orando por ele. Dentro dos seus credos, das suas religiões, da forma que as pessoas encontram a paz e buscam a resignação, tenho certeza que ele está nas orações de todos", afirmou Bira Coroa.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br