Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Bahia

Retorno dos estudantes às salas de aula será autorizado a medida que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficarem em 75% ou menos durante o mínimo de cinco dias consecutivos (Foto: Reprodução)
Retorno dos estudantes às salas de aula será autorizado a medida que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficarem em 75% ou menos durante o mínimo de cinco dias consecutivos (Foto: Reprodução)

Quando retornam as aulas presenciais ou semi-presenciais na Bahia? Essa é uma pergunta que tem sido repetida desde o ano passado, principalmente pelas famílias que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. Agora há uma resposta, embora ainda sem prazo.

De acordo com o governador Rui Costa, o retorno dos estudantes às salas de aula será autorizado, de forma escalonada por região do estado, à medida que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ficarem em 75% ou menos durante o mínimo de cinco dias consecutivos.

Segurança

"Porque é um número que dá uma segurança, do ponto de vista de folga em leitos hospitalares. Porque, se por acaso, o retorno às aulas impactar com um crescimento [nas internações por covid-19], o sistema de saúde tem a capacidade de absorver.", explicou Rui Costa, durante a edição de terça-feira (05) do Papo Correria.

A decisão foi reforçada no mesmo decreto que ampliou o toque de recolher no estado até 17 de maio.

Ainda de acordo com a explicação de Rui Costa, será aceita uma margem de oscilação da ocupação de leitos. "Para não ficar 'abre e fecha escola todo dia', vamos deixar uma margem de 5% de oscilação. Enquanto não houver uma curva fortemente declinante [de novos casos de covid-19], essa pequena oscilação vai acontecer, mas eu sou a favor de que quando atingir essa margem de segurança nas regiões, nos municípios, a gente possa voltar as aulas", explicou Rui.

Sem prazo

No entanto, apesar do critério estabelecido, o estado está longe de definir prazos para retorno presencial às escolas. "Nós temos que aguardar, pelo menos, a maioria das regiões entrar nesse número. Hoje nós só temos aqui a Região Metropolitana de Salvador. O Oeste é a pior situação, está com 97%.", esclareceu o gestor.

3x3

Outra coisa que já está definida é o modelo híbrido que será adotado pelo estado. Enquanto outras regiões do país, como Santa Catarina, escolheram um modelo em que os estudantes passam uma semana inteira frequentando a escola e uma semana inteira em casa, na Bahia, o modelo garantirá maior possibilidade de aprendizado e interação entre alunos e professores.

"A próxima etapa é semipresencial, ou seja, no máximo a metade dos alunos na sala e a outra metade em casa. No momento em que [o aluno] estiver em casa, vai ter material impresso, via internet e via TVE", detalhou Rui Costa, explicando que uma parte da turma terá aula às segundas, quartas e sextas e a outra nas terças, quintas e sábados.

Social


Antes de concluir as explicações sobre o retorno, Rui fez questão de destacar a importância desse relacionamento direto entre estudantes e professores, além do impacto socioeconômico do fechamento das escolas na vida das famílias em situação de vulnerabilidade social,

"Educação é o que transforma a vida de qualquer ser humano. Transformou a minha vida e transforma a vida de milhares de  pessoas no mundo inteiro. Então, as crianças e adolescentes estão muito mais vulneráveis do que antes da pandemia, porque as famílias estão tendo que trabalhar, mães, pais, avós... Muitos não tem quem tome conta das crianças, são famílias de baixa renda. Muitos até precisam da merenda escolar e estão perdendo a conexão com a escola", observou ele.

"Isso pode significar uma evasão ainda muito maior do que nós temos e ser muito prejudicial para o futuro dessas crianças e adolescentes. Então, quando você tem alguma margem de segurança, tem que voltar.", concluiu Rui Costa.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br