Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é o órgão responsável pela organização burocrática da eleição dos Conselhos Tutelares (Foto: Reprodução)
O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é o órgão responsável pela organização burocrática da eleição dos Conselhos Tutelares (Foto: Reprodução)

A eleição de conselheiros tutelares de Camaçari para o quadriênio 2020-2024 aconteceu no último domingo (6/10) e contou com a participação de cerca de 5.500 eleitores. O número, que pode parecer grande para alguns, na verdade é ínfimo, diante do quantitativo de pessoas aptas a votar.

De acordo com dados atualizados em agosto do Tribunal Regional Eleitoral, seção Bahia (TRE/BA), Camaçari tem 172.618 eleitores. Desse total apenas 3,19% participaram da eleição para o órgão responsável, entre outras coisas, por garantir direitos das crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade.

Questionada sobre a baixa adesão da população, Maria de Lourdes (46) eleitora entrevistada pelo CFF, avaliou a organização do pleito como fator preponderante. "Talvez, ao invés de questionar porque apenas 5.500 pessoas votaram, você devesse questionar à Prefeitura o porque de tanta desorganização no processo. No [colégio municipal São Thomaz de] Cantuária, por exemplo, foram mais de três horas de fila para conseguir votar, dezenas de pessoas desistindo. 5.500 conseguiram votar, mas, quantos tentaram e não conseguiram?", apontou.

Apesar da narrativa dela e de outros eleitores, em release, a Prefeitura de Camaçari divulgou que o pleito correu tranquilamente.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela organização burocrática da eleição dos Conselhos Tutelares, foi procurado para comentar a baixa adesão popular bem como a realização do processo eleitoral, mas, até o fechamento dessa matéria, não conseguimos contatos efetivo.

O voto para o Conselho Tutelar é facultativo e segue a mesma regra etária de elegibilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eleições dos cargos legislativos e executivos do poder público: pode votar todo cidadão maior de 16 16 anos e eleitor do município. Dos 37 candidatos, 20 foram eleitos, 10 na sede e 10 para orla, sendo cinco titulares e cinco suplentes em cada região.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br