Galeria de fotos

Não perca!!

Banner

Bahia

Na Bahia, a interrupção foi iniciada às 15h50 e atingiu 1,8 milhão de pessoas
Na Bahia, a interrupção foi iniciada às 15h50 e atingiu 1,8 milhão de pessoas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que vai investigar a falha no fornecimento de eletricidade que afetou seis estados do Nordeste no sábado (22).

A agência deve participar de uma reunião nos próximos dias com as seis empresas de energia dos estados afetados e com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que administra o Sistema Interligado Nacional (composto pelas empresas fornecedoras de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte).

O ONS prevê convocar as empresas hoje e fazer a reunião até quarta-feira. Na reunião serão apuradas as razões do problema, segundo o ONS. Um relatório deve ser produzido com as informações levantadas. Se for constatada irregularidade, a Aneel afirma que deve abrir um processo administrativo e pode punir os responsáveis.

“Em todo processo [movido] pela agência, damos o amplo direito de defesa”, ressaltou a assessoria de imprensa do órgão. A causa da falta de energia foi um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingindo o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país, segundo o ONS.

Um dos problemas mais graves ocorreu em um transformador no Maranhão. Segundo as concessionárias de energia haviam informado no sábado, a falha ocorreu no município maranhense de Imperatriz. Na Bahia, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informou que a interrupção ocorreu entre as 15h50 e as 16h10 de sábado e atingiu 1,8 milhão de consumidores em 289 municípios do estado.

Cerca de 1,4 milhão de residências em Pernambuco ficaram sem luz entre as 15h50 e as 16h12, de acordo com a Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (Celpe). Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia.

Parte da Região Metropolitana do Recife foi afetada, segundo a companhia, que não soube precisar o número exato de municípios atingidos - dizendo apenas que 45% dos clientes do estado tiveram o fornecimento interrompido. Em Sergipe, os consumidores ficaram sem luz das 15h50 às 15h52. A Energisa não soube informar quantos municípios foram afetados pela queda de energia.

Veja também: Problema em operador deixa 289 municípios sem energia na Bahia

Saiba mais sobre: Cidades da Bahia

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br