Galeria de fotos

Não perca!!

Saúde

A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado (Foto: Reprodução)
A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado (Foto: Reprodução)

Outubro Rosa vai intensificar as ações de diagnóstico precoce e prevenção da doença

Câncer de mama já matou 217 mulheres em Salvador entre janeiro e setembro deste ano. Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)  apontam que, apesar do número elevado da doença, o número de mulheres que fazem mamografia ainda é muito pequeno. Das 65 mil vagas disponibilizadas gratuitamente esse ano, na rede municipal, para a realização de mamografias, apenas 25 mil foram preenchidas.

 

 

No Outubro Rosa, para combater um dos tipos de câncer que mais matam mulheres em idade fértil em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai intensificar as ações de diagnóstico precoce e prevenção da doença.

Para ter acesso a mamografia gratuita basta que as interessadas procure um dos 126 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem. No local, serão feitos os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.

A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano. Porém, no mês do Outubro Rosa, a campanha de mobilização é intensificada. A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado.

As ações terão a presença de profissionais de saúde, para realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos.

"Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame", alertou Mirelle França, coordenadora do setor materno-infantil da SMS.

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) também realiza de segunda (1) até quarta (3), de forma gratuita, exames de mamografia digital em uma unidade móvel  no Estacionamento do Salvador Shopping.

As interessadas além de possuir idade acima de 35 anos, devem levar no dia do procedimento as seguintes documentações: RG, CPF e comprovante de residência. Com vagas limitadas, o atendimento será realizado no horário de 07h às 17h.

Toda ação será capitaneada pelo programa Vida + Rosa do INTS, programa que visa conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através de orientação, palestras, distribuição de cartilhas e realização de exames de mamografia digital de forma gratuita.

Programação

A programação do Outubro Rosa 2018 é promovida pela prefeitura, sob a coordenação da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPMJ) e em parceria com diversos órgãos municipais e entidades. O início oficial da campanha acontece nesta segunda-feira (1º), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa, e prosseguirá com diversas atividades durante todo o mês.

Dos dias 8 a 11, as mulheres podem conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro, das 9h às 17h. O local ofertará serviços e orientações na área de saúde da mulher. Neste mês, ainda será realizado um passeio de bike no Dique do Tororó para sensibilizar a população sobre a doença.

Nos 12 distritos sanitários do município serão realizadas mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. O objetivo é estimular o acompanhamento periódico de saúde e a realização do autoexame das mamas.

Dez dicas de prevenção

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que, entre todas os cânceres, o que mais atinge as mulheres é o de mama, devido a fatores hormonais. Quando detectado precocemente, pode ter boas chances de cura. Veja abaixo pequenas ações importantes para a prevenção, de acordo com João Bosco Ramos Borges, mastologista, ginecologista e obstetra da SOGESP.

Tenha uma dieta equilibrada: consumir frutas, verduras e legumes regularmente ajudam a manter a saúde em dia.

Diminua o consumo de alimentos embutidos.

Pratique atividade física: além de manter o corpo saudável, traz bem-estar e disposição.

Evite beber álcool, mesmo em quantidade moderada.

Não fume. Além prejudicar os pulmões, cigarro aumenta o risco de câncer de mama.

Cuidado com o peso: a obesidade também aumenta o risco de desenvolver a doença.

Mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia anualmente e ser examinada por um médico ginecologista ou mastologista.

Dependendo do caso, reposição hormonal pode aumentar o risco de câncer de mama, portanto mulheres na menopausa devem consultar um médico para obter informações.

Realizar o autoexame é sempre importante, mostrando autocuidado, autoconhecimento e pode até ajudar na descoberta de nódulos.

A exposição ao sol ajuda na produção de vitamina D e reduz os riscos de câncer. Mas cuidado, não fique exposta entre 10h e 16h.​

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Enquete

Nesse 2º turno, qual seu candidato para presidente?
 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br