Galeria de fotos

Não perca!!

Saúde

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O jejum intermitente é um tipo de alimentação que dá o que falar. A técnica de 16:8 envolve não comer por 16 horas e ter refeições nas outras 8. Contando que você durma a maior parte desse período de jejum, isso pode não ser tão difícil nem fazer mal. Contudo, existe um outro tipo que definitivamente faz: o jejum de água.

Sim, você leu certo. Trata-se, basicamente, de uma “dieta” em que você só consome água – o que é extremamente perigoso.

Como funciona o jejum de água?
Por não consumir nada além do H2O, seu corpo acaba sendo privado de receber nutrientes por um longo período. “Isso faz com que seu metabolismo se transforme em um ‘estado de jejum’, que antecede o ‘estado de fome’”, explica Whitney Linsenmeyer, nutricionista e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics (EUA). “É onde o corpo reconhece que não está obtendo combustível e recorre ao uso de reservas de proteínas e lipídios”, completa.

Quando isso é feito até por curtos períodos – como de 24 a 48 horas –, pode começar a se se tornar muito perigoso. “A falta de nutrientes por muito tempo pode resultar em sintomas, como fadiga, irritabilidade, ansiedade, queda na pressão arterial e até arritmias cardíacas, confusão, convulsões ou perda de consciência”, diz a profissional.

Basicamente, você não está dando ao seu corpo o que ele precisa para funcionar corretamente – e isso não é nada bom. “Esse método também não foi muito estudado”, ressalta Whitney.

Então vou perder peso com o jejum de água. Deveria tentar?
É claro que você vai emagrecer porque não estará ingerindo nada além do líquido. Contudo, isso é extremamente insalubre. “Além disso, assim que voltar a se alimentar você vai ganhar todo o peso de volta, ou talvez até mais do que tinha antes”, diz a nutricionista.

“Seu metabolismo realmente desacelera porque o corpo precisa conservar energia. Isso resultará no efeito contrário ao esperado para perda de peso a longo prazo.”

Portanto, não, o jejum de água definitivamente não é recomendado! Além de não ser nada saudável, ainda pode se tornar algo perigoso para seu organismo. “Lembre-se sempre que uma dieta equilibrada e exercício são as ferramentas para um estilo de vida saudável”, ressalta Whitney.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br