Galeria de fotos

Não perca!!

Saúde

Para ser imunizado, a pessoa deve apresentar RG e cartão de vacina, quem possui. (Foto: Agnaldo Silva)
Para ser imunizado, a pessoa deve apresentar RG e cartão de vacina, quem possui. (Foto: Agnaldo Silva)

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Brasil começa nesta segunda-feira (17). O encerramento está previsto para o dia 26 de maio, e o Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D, será 13 de maio. Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

O público-alvo da campanha contra a gripe são crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, professores da rede pública e privada e portadores de doenças crônicas, a exemplo de cardiopatias, diabetes mellitus, renal crônica e HIV/AIDS.

Em Camaçari, a previsão é de que mais de 50 mil pessoas sejam vacinadas contra gripe (influenza sazonal).  Nos quatro primeiros dias serão vacinados, prioritariamente, os profissionais de saúde. Para obter a imunização, a população que é público alvo deve apresentar RG e cartão de vacina (para quem possui), nas Unidades de Saúde da Família (USF's) e Básicas de Saúde (UBS's), com exceção das UBS's do 2 de Julho, Parque Verde I, Cajazeiras de Abrantes e Coqueiro de Monte Gordo que realizarão estratégias diferenciadas para vacinar o público  alvo da região.

Os profissionais de saúde, educação e sistema prisional, além do RG, deverão apresentar crachá, contracheque ou outro documento que efetivamente comprove a atividade profissional. Portadores de doenças crônicas deverão levar relatório ou prescrição médica.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), 3,6 milhões de pessoas estão aptas a tomarem a vacina na Bahia. A meta é vacinar 90% do público alvo, que seria de 3,2 milhões de pessoas. Em 2016, a campanha obteve um desempenho expressivo na Bahia: Crianças 85,97% vacinadas; Gestantes 78,92%; Trabalhadores da Saúde 103,84; Puérperas 110,12%; Indígenas 107,38 e Idosos 91,83%.

A imunização só é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o ministério, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br