Galeria de fotos

Não perca!!

Saúde

(Imagem Ilustrativa)
(Imagem Ilustrativa)
Apesar da facilidade de acesso às informações e das campanhas de combate a AIDS, os números da doença no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos.

Segundo relatório divulgado pelo Unaids (Programa das Nações Unidas para a Aids), em 2010, havia 34 milhões de portadores de HIV, ou seja, nunca houve tanta gente vivendo com o vírus como agora.

Em comparação com 2009, o número de soropositivos aumentou em 700 mil, eram 33,3 milhões no referido ano. Mas, em compensação, a mortalidade pela doença, que chegou a ser de 2,2 milhões de indivíduos por ano em meados da década passada, caiu para 1,8 milhão em 2010.

O número recorde é atribuído, em grande medida, à generalização de tratamentos que prolongam a vida dos soropositivos e estimulam a esperança de erradicar a doença. Atualmente, metade dos portadores do vírus recebe algum tipo de terapia.

Em Camaçari, existem atualmente 353 pessoas infectadas pelo HIV, segundo dados do CRES (Centro de Referência e Especialidade em Saúde), o que significa 84 novos casos desde 2005. Do total, 185 possuem quadro de Aids, sendo 94 mulheres e 91 homens.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS, Jamilly Ribeiro, o aumento de novos casos se deve ao fato de que atualmente não existem mais apenas grupos de riscos, mas toda a população está exposta à doença: “Hoje toda a população está exposta, e não apenas os grupos de antigamente que eram homossexuais e usuários de drogas injetáveis; tanto que se observa um grande numero de mulheres infectadas”, explicou.

No Dia Mundial da Luta contra a AIDS, comemorado nesta quinta-feira, 01 de dezembro, a coordenadora faz um apelo à população: “Usem o preservativo sempre. Apenas dessa maneira poderemos conter o número de novos casos”.

Campanha

Com o objetivo de orientar a população, o CRES realiza nesta quinta e sexta-feira, a campanha Fique Sabendo, onde as pessoas poderão realizar o teste da AIDS gratuitamente, e o resultado sairá em apenas 15 minutos.

Os testes estarão sendo realizados nesta quinta-feira, 01 de dezembro, no Centro Comercial de Camaçari, na sede do CRES, e em Arembepe; e na sexta-feira, 02 de dezembro, apenas no CRES.

“Haverá primeiramente uma conversa, que é um pré-teste, para orientar as pessoas, em seguida será realizado o teste, e em caso de resultado positivo, faremos todo o acompanhamento”, concluiu Jamilly Ribeiro.

Jamilly Ribeiro, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS (foto/CFF)
Jamilly Ribeiro, coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS (foto/CFF)

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br