Galeria de fotos

Não perca!!

Religião

Tradição religiosa da Igreja Católica, a Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, por isto, a Arquidiocese de Salvador está preparando sete dias de celebrações para os fiéis. A abertura dos festejos acontece do Domingo de Ramos (9), a partir das 8h, na praça do Campo Grande, e segue, em cortejo, até a Praça Municipal, onde o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará a missa.

Às 15h terá início a tradicional Missa Campal, na praça dos 15 Mistérios, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite.

Logo após a Celebração Eucarística, terá início uma procissão com as imagens de Nossa Senhora das Dores, que sairá da Igreja dos 15 Mistérios, e a do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos, saindo da Igreja do Boqueirão.

A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelos fiéis pelas ruas do bairro, passando pela rua Adobes, rua dos Carvões, até chegar à praça Santo Antônio, onde fica localizada a matriz.

Já a de Senhor dos Passos, sai do Boqueirão, passa pela rua Direita do Santo Antônio em direção à matriz, onde acontece o primeiro passo, o sermão. A partir de então as imagens são conduzidas juntas, pela rua do São José, retornando à igreja do Boqueirão, onde ocorre o encerramento.

Já na Quinta-feira Santa (13), os padres vão renovar as promessas sarcedotais na Missa dos Santos óleos, a partir das 8h30, no Santurário Nossa Senhora de Fátima, no Garcia. Krieger fará a bênção do óleo e do crima que será utilizado ao longo do ano nas unções consacratórias dos batismos, ordenação episcopal, confirmação e orgenação sacerdotal. Ainda na quinta, às 18h, o arcebispo realiza a Missa da Ceia do Senhor e o Lava-pés, na igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.

Sexta-feira da Paixão (14) é dia da Missa da Pixão, às 15h, na igreja Nossa Senhor do Carmo, no Pelourinho. Após a celebração religiosa, os fiéis sairão em procissão, carregando as imagens do Senhor Morto e da Nossa Senhora das Dores, relembrando, conforme a Igreja Católica, os últimos passos de Jesus no caminho até o calvário.

A Vigília Pascal terá início no Sábado (15), às 19h, na ireja São Pedro dos Clérigos. Para celebrar a vitória de Jesus sobre a morte, Dom Murilo presidirá a Missa da Páscoa no Domingo da Ressurreição do Senhor (16), às 10h, na mesma igreja.

Preparativos
Com saída das ruas do Santo Antônio Além do Carmo, no dia 7 de abril, os fiéis recitarão o Terço da Misericórdia, a partir das 14h. Na igreja do Boqueirão, por volta de 14h, haverá a Ladainha do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja do Boqueirão.

Também no dia 7, a tradicional Missa Campal, na praça dos 15 Mistérios, anuncia as comemorações. Presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão Leite, a celebração tem início às 15h. Após a Celebração Eucarística, terá início uma procissão com as imagens de Nossa Senhora das Dores, que sairá da Igreja dos 15 Mistérios, e a do Senhor Bom Jesus dos Santos Passos, saindo da Igreja do Boqueirão.

A imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelos fiéis pelas ruas do bairro, passando pela rua Adobes, rua dos Carvões, até chegar à praça Santo Antônio, onde fica localizada a matriz. A partir de então, as imagens são conduzidas juntas, pela rua do São José, retornando à igreja do Boqueirão, onde ocorre o encerramento.

Conforme a Arquidiocese de Salvador, todas as paróquias da cidade têm suas próprias programações para celebrar a Semana Santa.

 

 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br