Galeria de fotos

Não perca!!

Política

Sessão especial que debateu a questão dos Moradores em Situação de Rua (Foto: Roberta Di Fiori/Divulgação)
Sessão especial que debateu a questão dos Moradores em Situação de Rua (Foto: Roberta Di Fiori/Divulgação)

A Bahia possui 4 mil moradores em situação de rua, entre negros, mulheres vítimas de violência doméstica, Idosos, crianças e adolescentes, homens com mais de 40 anos desempregados, vítimas de desabamentos causados pelas chuvas e imigrantes do sertão. Este foi o primeiro diagnóstico fruto da sessão especial que debateu a questão dos Moradores em Situação de Rua, na última sexta-feira, 15 de junho, na Assembleia Legislativa da Bahia.

O indicador foi um dos embasamentos para a implantação do Programa Bahia Acolhe, lançado pelo governador dia 21 de março deste ano e que inicia um trabalho de reinserção da população de rua em sociedade, através da inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, além de proporcionar capacitação e recolocação profissional.

De acordo com a deputada estadual Maria Del Carmen, coordenadora da Subcomissão de Desenvolvimento Urbano, organizadora da sessão - que reuniu representantes da SEDES, da SJCDH, da SETAD, Defensoria Pública, Ministério Público, igrejas e do Movimento da População de Rua, a sessão especial permitirá a todos que participaram olhar para os moradores em situação de rua com outros olhos e com a responsabilidade de fazer parte dessa luta.

“É uma responsabilidade de muitos, uma necessidade de muitos e esta casa não pode se furtar ao trabalho para estar junto desse projeto de transformação desta cidade e da vida dos moradores em situação de rua”, assegurou a parlamentar. “Hoje essa casa é realmente a casa do povo”, continuou Del Carmen.

Segundo a coordenadora Nacional do Movimento de População de Rua, Maria Lúcia “acabou o tempo de sopa e cobertor. Agora o movimento luta por respeito, dignidade e direitos”.

E foi essa mudança de perspectiva que inspirou o padre Rogério Soares da Paróquia Nossa Senhora da Luz na Pituba a iniciar, há cerca de 8 meses, um trabalho com moradores que viviam na praça há mais de 30 anos, o projeto Empreendedor Nossa Senhora da Luz, que busca capacitar e recolocar profissionalmente os moradores em situação de rua, uns com carteira assinada, outros como pequenos empreendedores, mudando a vida das pessoas.

Foi debatida ainda a necessidade de parcerias entre governos estadual, municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entidades da sociedade civil organizada, todos juntos para lutar para a melhoria da qualidade de vida daqueles que estão nas ruas, não porque querem, mas porque em algum momento a vida os levou.

Saiba mais sobre: Política

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br