Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Política

Policial Militar, no exercício da função, relatando supostas irregularidades do processo de abertura das urnas no Distrito Federal (DF), em 2018 (Foto: Print | Vídeo)
Policial Militar, no exercício da função, relatando supostas irregularidades do processo de abertura das urnas no Distrito Federal (DF), em 2018 (Foto: Print | Vídeo)

No meio das alegações atuais de possíveis falhas no processo eleitoral de 2020, estão surgindo também diversas notícias falsas que visam fortalecer boatos e causar comoção pública. Uma dessas "fake news" é um vídeo gravado em 2018 por dois Policiais Militares, devidamente fardados e identificados, no exercício da função, relatando supostas irregularidades do processo de abertura das urnas no Distrito Federal (DF).

Por se tratar de PM's fardados, em frente ao prédio da Polícia Federal, o vídeo ganha, de imediato, um ar de seriedade. O vídeo é real e os policiais de fato foram acionados para acompanhar a denúncia de um cidadão. No entanto, eles deram afirmações inadequadas, antes mesmo de haver qualquer investigação. Mais tarde, a PF concluiu que não havia nenhuma prova de falha no processo.

Como consequência, em janeiro de 2019 o Ministério Público do DF ofereceu à Justiça Eleitoral denúncia contra policiais Hércules Alves Viana e Ivomar Vieira Padre por crime eleitoral, por não seguirem o protocolo institucional adequado e por perturbação da normalidade do processo eleitoral.

Em acordo, a pena foi convertida em doação em dinheiro a instituições de caridade.

Fique atento

Antes de compartilhar uma informação, cheque a veracidade dos fatos. Desconfie de materiais que não deixam claro quando e onde o fato aconteceu, bem como a identidade dos envolvidos. Desconfie mais ainda de qualquer notícia "urgente" e alarmista.

Há, no momento, vários candidatos e partidos, em diversas partes do país, fazendo manifestações reais, solicitando a impugnação das eleições e denunciando possíveis fraudes eleitorais. Enquanto compartilhar informações verdadeiras fortalece a democracia, compartilhar fake news prejudica, inclusive, as denúncias atuais.

Cidadania se constrói com informação responsável e jornalismo sério.

Veja o vídeo

Veja também:

Grupo suprapartidário articula impugnação das eleições em Camaçari

PRTB pede autoria e cancelamento das eleições em todo Brasil

Candidata de Camaçari denuncia erro grave na apuração dos votos

FRAUDE NAS ELEIÇÕES? Com provas, candidatos a vereador questionam falha na contagem de votos

Índice de abstenções mais que dobra em Camaçari

Camaçari: apenas 2,2% das mulheres votam em mulheres

12 dos 21 vereadores atuais deixam a Câmara no próximo ano

Mais 4 anos: Elinaldo vence eleição e permanece como prefeito de Camaçari

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br