Galeria de fotos

Não perca!!

Política

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), descartou qualquer possibilidade de ser candidato a presidente da República, embora houvesse especulação de que ele poderia entrar na briga pelo Palácio do Planalto. O nome do democrata para disputar a Presidência tem sido, inclusive, aventado pelo presidente da Câmara dos Deputados e colega de partido, Rodrigo Maia. “Se eu deixar a prefeitura, o meu foco vai ser disputar o governo do Estado da Bahia. Isso é uma coisa que está bem resolvida na minha cabeça desde o começo. Essa é decisão que vou ter que tomar”, afirmou, em entrevista ao portal Bahia.ba. De acordo com ACM Neto, o chefe da Câmara é hoje o nome do Democratas para a corrida presidencial. Segundo ele, a candidatura de Maia começa a “ganhar corpo”.  “Acho que é um nome que desponta como novidade no cenário presidencial. Ele é o novo e vai incorporar a proposta do novo. Acredito muito que essa candidatura pode vingar e Rodrigo Maia pode ser um candidato muito competitivo”, ressaltou.

ACM Neto e Maia têm articulado com partidos, como PP e o Solidariedade, para que a candidatura do deputado federal vingue. No entanto, o parlamentar acredita que é preciso ter o apoio de, pelo menos, mais seis siglas para que o postulante tenha chances reais na corrida presidencial deste ano. Ainda para tentar viabilizar a candidatura de Maia, o marqueteiro baiano Fernando Barros tem auxiliado o congressista. Barros, que era próximo ao ex-senador Antônio Carlos Magalhães, foi um dos responsáveis pelo marketing nas campanhas presidenciais de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nos anos de 1994 e 1998.

Se ACM Neto assumir a direção nacional do DEM – a confirmação só deve ocorrer no dia 22 de fevereiro ou 28 do mês mesmo, data da convenção –, ganha ainda mais contorno a especulação que circula nos corredores da política. Nos bastidores, comenta-se que o prefeito de Salvador e o presidente da Câmara dos Deputados firmaram um acordo de quem for presidente do partido não será candidato à Presidência da República. O encontro nacional da sigla acontecerá em Brasília. Anteontem, o prefeito voltou a cogitar a hipótese. “É possível. Existem lideranças do partido que querem que a gente assuma a presidência do Democratas. Agora, essa é uma decisão que só vou tomar no final de janeiro e início de fevereiro, porque ainda temos muitas conversas”, disse.

DEM conversa com PP, mas não inclui a Bahia

O prefeito ACM Neto falou, ontem, que há uma “aproximação” entre o seu partido, o Democratas, e o Partido Progressista em nível nacional, mas negou que haja discussão neste sentido na Bahia. “Eu tenho a maior estima por Cacá [Leão], grande parlamentar, reconheço o valor e o trabalho dele. Temos do ponto de vista nacional conversado muito, o PP e o DEM. Existe uma aproximação em curso que queremos construir para a eleição presidencial. Não tem discussão para a Bahia. Pode acontecer ou não? Não sei”, afirmou, após o anúncio das novidades do Carnaval deste ano.

Segundo Neto, apesar da aproximação, ainda não está fechado um acordo com PP para apoiar Maia. “Estamos conversando bem com o PP, o Solidariedade e outros partidos também. A ideia é fazer uma frente de partidos de centro, que possam estar unidos para apresentar um projeto para o futuro do Brasil”, ressaltou. Em recentes entrevistas, o deputado federal Cacá Leão (PP) – filho do vice-governador João Leão – defendeu a candidatura de Maia para presidente.  “Dos nomes ventilados, o de Rodrigo Maia é o melhor para ser presidente”, já disse o pepista.

 

Enquete

Nesse 2º turno, qual seu candidato para presidente?
 
Banner

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br