Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Política

A concessão poderá ocorrer durante sessão especial requerida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para homenagear os 70 anos do artista, no dia 15 de junho (foto: Polar Music Prize/Flickr)
A concessão poderá ocorrer durante sessão especial requerida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para homenagear os 70 anos do artista, no dia 15 de junho (foto: Polar Music Prize/Flickr)

O baiano Gilberto Gil, renomado cantor e compositor da música brasileira, poderá receber a Comenda Dois de Julho, concedida pelo Legislativo estadual. A concessão poderá ocorrer durante sessão especial requerida na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para homenagear os 70 anos do artista, no dia 15 de junho.

"É um reconhecimento da importância de Gil. É um agradecimento ao seu empenho na produção cultural, social e política para o estado da Bahia, bem como para o Brasil", justificou a deputada estadual Maria Del Carmen (PT), proponente dos dois requerimentos. Para ela, a trajetória de Gilberto Gil, “por si só”, justifica as homenagens.

Gil é soteropolitano, nascido no bairro do Tororó, em 26 de junho de 1942. Na década de 70 o artista acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae) ao já vasto repertório e continuou lançando álbuns como Realce e Refazenda. Junto com o também baiano Caetano Veloso estrelaram o tropicalismo no Brasil.

Elegeu-se vereador de Salvador em 1989, pelo PMDB, com exatos 11.111 votos. Em 1990 filiou-se ao PV. Em 2003, na gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado ministro da Cultura, permanecendo no cargo por cinco anos e meio. Deixou o ministério em 2008 para voltar a dedicar-se, com maior exclusividade, à sua vida artística.

Saiba mais sobre: Política

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br