Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Política

Ex-presidente da Petrobras, Gabrielli assumiu Secretaria do Planejamento nesta sexta-feira (09)
Ex-presidente da Petrobras, Gabrielli assumiu Secretaria do Planejamento nesta sexta-feira (09)

“Zé Sergio deixa a administração de um ‘Boeing’ para administrar um ‘teco-teco’”! Ambíguo ou não, o discurso do governador Jaques Wagner na cerimônia de transmissão de posse para o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, que assumiu agora a Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia. Wagner destacou a atuação de Gabrielli à frente da Petrobras, se desculpou com a família do novo secretário por ter tirado-o do comando da estatal para “trabalhar mais e ganhar menos” na Bahia, elogiou a atuação do ex-secretário, Zezeu Ribeiro, e disse que não aceita fazer comparações entre os dois.

Já Gabrielli, ressaltou em seu discurso de posse a “continuidade com ajustes” como foco de sua gestão à frente da pasta estadual, durante a cerimônia posse, na manhã desta sexta-feira, 09 de março, na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia. “Com os devidos ajustes, espero transferir parte da experiência para a realidade que inicio. O governador Jaques Wagner já deu as grandes linhas. Os objetivos do seu governo são um compromisso permanente com a democracia. A Bahia vive, desde 2006, um dos seus melhores momentos na vida democrática”, disse Gabrielli. Ele também destacou a amizade que possui com seu sucessor há mais de 40 anos.

Evitando comparações, o governador Jaques Wagner elogiou a atuação do ex-secretário e deputado federal Zezeu Ribeiro, pelos 13 meses à frente da SEPLAN e disse que a pasta também estará em boas mãos, no comando de Gabrielli. “É uma transição tranquila. São dois quadros de longa data dentro dos projetos estadual e nacional... Gabrielli, que teve uma experiência gigantesca, dirigindo uma empresa do porte da Petrobras, vai melhorar ainda mais a qualidade do governo”, afirmou o governador.

“Zezéu deu uma contribuição importante, principalmente nas questões da mobilidade urbana e da ponte Salvador-Itaparica”, declarou o governador, justificando que a saída de Zezéu não foi motivada por problemas de gestão na pasta. Wagner se desculpou com o ex-secretário se houve algum desagrado e reforçou a importância da permanência do parlamentar à frente da SEPLAN, sobretudo no tocante ao PPA.

Este, segundo especialistas, pode mesmo ser o ano da gestão no estado, sobretudo, com a chegada de Gabrielli para a SEPLAN, devido a sua experiência técnica na condução da Petrobras durante sete anos. “Muito mais intervenção no processo de gestão do que uma mudança de programa ou uma mudança de rumo na secretaria”, disse o novo secretário do Planejamento, elencando sua atuação e como será pensado o planejamento do estado. Gabrielli disse também que chegou agora para compor um time que já “está jogando” e que substitui “um craque”. A atração de investimento e a melhoria das tecnologias da informação (TI) foram outras questões enfatizadas pelo novo titular da Seplan.
Um momento comovente na cerimônia foi quando a mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lida. Lula ressaltou a elogiosa gestão de Gabrielli à frente da Petrobras e sua recondução à Bahia, para integrar o governo Wagner: “Você elevou a nossa Petrobras ao mais alto nível da indústria petroleira mundial. Você liderou a nossa chegada à auto-suficiência em petróleo. Você liderou a descoberta do pré-sal, uma reserva tão imensa que garante tranquilidade ao abastecimento de combustível no Brasil por muitas décadas. Você também cuidou das pessoas, e liderou a reforma do plano de previdência da companhia, para poder oferecer uma perspectiva segura de futuro aos jovens que hoje iniciam sua trajetória profissional na Petrobras".

Graça Foster, nova presidente da Petrobras, o presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, secretários de estado, o ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, empresários e outras autoridades participaram da posse.

 

Saiba mais sobre: Política

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br