Galeria de fotos

Não perca!!

Política

ACM Neto evitou anunciar nomes de secretários (Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 23.10.2014)
ACM Neto evitou anunciar nomes de secretários (Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 23.10.2014)

O prefeito ACM Neto anunciou nesta sexta-feira, 5, que pretende criar uma secretaria, desmembrar duas e reestruturar outros dois órgãos em 2015. Apesar de mostrar o novo desenho do governo municipal, que depende de aprovação da Câmara de Vereadores de Salvador, o democrata disse que não iria antecipar os nomes de secretários, já que aguarda a apreciação do projeto da reforma administrativa pelos parlamentares. Ele calcula isso deve ocorrer em duas semanas.

A nova secretaria criada por ACM Neto é a de Manutenção (Seman), que nasce da extinção da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e assume algumas funções da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop). A Seman será responsável por cuidar das áreas públicas da cidade.

O prefeito também pretende desmembrar as atuais Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) e a Secretaria de Urbanismo e Transporte (Semut). A primeira será dividida na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, que continua a usar a sigla Sedes, e na Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Essa última passa a ser responsável pela Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), que será remodelada, reduzindo a sua estrutura. Apesar do novo formato, ACM Neto disse que a política cultural será fortalecida na Saltur.

Já a Semut deixa de existir e foi dividida em Secretaria de Mobilidade (Semob) e Secretaria de Urbanismo (Sucom). Com isso, a antiga Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) deixa de ser autarquia e é alçada à posição de secretaria.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que está vinculada a Semob, será mantida pelo prefeito, mas focará seus esforços na operação de trânsito da cidade, deixando de atuar na área de transporte, que será responsabilidade exclusiva da Semob.

O democrata também pretende reestruturar completamente a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que continua com o mesmo nome, mas deixa de responder pela área de esporte, que passa a ser de responsabilidade da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate a Pobreza (Semps). ACM Neto também atende a um pleito antigo da Câmara de Vereadores e cria a Coordenação da Juventude.

Com a reforma, ACM Neto pretende extinguir 140 cargos e criar o mesmo número, portanto o projeto não tem impacto orçamentário, de acordo com o prefeito.

Terceirizados

Além do novo desenho de sua gestão, ACM Neto anunciou que pretende economizar R$ 30 milhões por ano com o pagamento de terceirizados. Esse valor representa 10% do valor que é pago atualmente, de R$ 300 milhões. O prefeito evitou falar em número de prestadores que seria dispensados, argumentando que está focado no percentual de economia e que o salário desses trabalhadores varia, o que pode alterar no número de contratos encerrados.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br