Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Cidade

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) (Foto: Camila Souza/GOVBA)
Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) (Foto: Camila Souza/GOVBA)

O projeto para implementação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Camaçari foi aprovado por unanimidade na última reunião do Conselho Intergestores Regional Camaçari, na quinta-feira (09/9). O projeto ainda precisa passar por algumas etapas, mas a aprovação é o primeiro passo oferecer mais qualidade de vida a pacientes com câncer.

O projeto, de iniciativa da Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau), foi apresentado para

para os secretários de Saúde das cidades de Conde, Dias D’ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho, que fazem parte da Regional Camaçari. A proposta tem o objetivo de atender todos os pacientes oncológicos das cidades integrantes.

A proposta foi aprovada por unanimidade por todos os presentes e agora segue para coordenação técnica em Oncologia da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde, após análise e aprovação, será encaminhada para votação no Comitê Intergestor Bipartite (CIB). Somente após a aprovação da CIB o projeto de implantação da unidade pode ser iniciado.

Titular da Sesau, Elias Natan acredita que a Unacon trará melhorias significativas no tratamento dos futuros beneficiários. “Seria a melhor opção para os pacientes realizarem seu tratamento. Para os pacientes de Camaçari não haveria a necessidade de se deslocar para Salvador. E para os pacientes das cidades da regional a distância no deslocamento para a capital também diminui. Sem falar na agilidade no fluxo de atendimento e acolhimento”, explica.

De acordo com a diretora de Controle e Avaliação do SUS em Camaçari, Elba Brito, o número de pacientes oncológicos em Camaçari já justifica a instalação da unidade especializada. “A implantação de uma UNACON em nossa regional é mais que necessária, haja vista a demanda de pacientes oncológicos que temos. Atualmente são quase três mil pacientes em tratamento de oncologia que saem das cidades de nossa regional para Salvador. A oferta desse serviço em nossa regional facilitará e muito o tratamento oncológico”, explica.

A Unacon não é o primeiro projeto da Sesau para melhorar a qualidade do atendimento em Saúde em Camaçari. O Hospital Municipal por exemplo, pupila do secretário Elias Natan, apesar de também ser uma demanda real, esbarrou na alegada falta de orçamento da Prefeitura e até então não saiu do papel.

Esperamos que com a Unacon a história seja diferente.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br