Galeria de Fotos

Não perca!!

Banner

Religião

Conclusão: As sete festas de Israel contam de forma universal e cronológica, a história da salvação desde a morte de Cristo na cruz, como cordeiro pascoal, até Sua segunda vinda de forma gloriosa. Foto:Google
Conclusão: As sete festas de Israel contam de forma universal e cronológica, a história da salvação desde a morte de Cristo na cruz, como cordeiro pascoal, até Sua segunda vinda de forma gloriosa. Foto:Google

O livro bíblico de Levítico (Capítulo 23) esboça de maneira sucinta e cronológica as sete festas solenes instituídas por Deus. Cada festa com seu significado soma a outra para contar de forma universal e profética o plano de Deus para salvar o ser humano.

 

Dessa forma, além de um significado contextual para o povo que a celebrava no Antigo Testamento, elas passam a assumir um significado mais abrangente na história tipificando alguns aspectos da obra salvífica de Jesus.

Sem detalhar as festas no seu plano histórico, vamos planificar seus cumprimentos proféticos no amplo contexto da história da salvação.

As primeiras quatro festas estão relacionadas com a primeira vinda de Cristo, e as três últimas com a segunda vinda do nosso Senhor.

São elas: Páscoa – Pães Asmos – Primícias – Pentecostes – Trombetas – Dia da Expiação – Tabernáculos OBS: (Para fácil memorização, note que as quatro primeiras começam com a letra “P”, e duas das três últimas começam com a letra “T”)

1 – Páscoa (Lev. 23:4 e 5): Festa instituída quando o povo de Israel foi libertado da escravidão do Egito (Ex. 12). Um cordeiro era morto no dia quatorze do primeiro mês (Abib) do calendário hebraico.

Essa profecia tipológica cumpriu-se de forma precisa numa sexta-feira ao pôr-do-sol quando Cristo foi morto como um cordeiro (I Cor. 5:7; I Ped. 1:18 e 19).

2 – Pães Asmos (Lev. 23:6 a 8): No dia seguinte à Páscoa (15 de Abib) começava um período de sete dias onde o povo deveria comer pão sem fermento e oferecer oferta queimada ao Senhor. No verso sete o texto diz que no primeiro dia, ou seja, o dia seguinte a Páscoa, o povo não poderia trabalhar.

Essa festa se cumpriu a partir do dia seguinte à morte de Cristo, quando em Lucas 23:54 a 56 diz que as mulheres na sexta-feira de Páscoa embalsamaram o corpo de Jesus e então no Sábado (dia seguinte) descansaram. Começa então o período de consagração daqueles que eram povo de Deus, na esperança da ressurreição de Cristo, que morreu sem pecado, tipificado pelo pão sem fermento (Fermento representa o pecado, leia Mat. 16:6).

3- Primícias (Lev. 23:9 a 14): Acontecia no dia imediato à festa dos pães asmos (16 de Abib) e festejava o início da colheita. Sem entrarmos em detalhes sobre sua contagem, que divergia entre os Fariseus e Saduceus, vamos esboçar seu significado profético no plano de redenção. Jesus morreu literalmente no dia 14 do primeiro mês (Páscoa) e ressuscitou no dia 16, “como primícias dos que dormem” (I Cor. 15:20). Assim como o povo dedicava ao Senhor os primeiros frutos da colheita, Jesus dedica ao Pai os primeiros frutos da salvação, quando na Sua morte muitos ressuscitaram (Mat. 27:51 a53) e depois foram levados ao Céu com Ele.

4- Pentecostes ou Festa das Semanas (Lev. 23:15 a 22): Parece haver uma ligação desta festa com as anteriores, como sendo uma continuação (v. 15 e 16). Essa festa comemorava o fim da colheita, uma espécie de segunda festa das primícias.

O Pentecostes cumpriu-se cronologicamente em tempo exato (Atos 2:1) e com a descida do Espírito Santo, os seguidores de Deus entregaram “quase três mil pessoas” (Atos 2:41) como frutos da grande colheita desde a morte e ressurreição de Jesus.

Depois da Festa do Pentecostes havia um intervalo até a próxima festa. Assim acontece na história, temos um grande intervalo desde o Pentecostes até a retomado dos cumprimentos proféticos prefigurados pela festa.

5 – Trombetas (Lev. 23:24 e 25): No primeiro dia do sétimo mês era tocada a trombeta para anunciar o primeiro dia do ano civil, ou ano novo. A trombeta também alertava ao povo da proximidade do Dia da Expiação, que era dia de juízo onde se exigia preparação e solenidade. A Festa das Trombetas era um dia de descanso e consagração, representado pelas ofertas queimadas oferecidas a Deus neste dia.

Seu cumprimento profético se deu, no anúncio da proximidade do grande Dia da Expiação, claramente estampado pelos genuínos pregadores que preparam o povo para o arrependimento. Claramente profetizado sobre Apocalipse 2 e 3 (os sete mensageiros das sete igrejas da Ásia menor) simbolicamente apontada para os sete períodos ou sete eras da Igreja gentílica.

6- Dia da Expiação (Lev. 23:26 a 32): Acontecia no décimo dia do sétimo mês. O Santuário era purificado das transgressões daqueles que um dia sacrificaram um cordeiro e tiveram seus pecados transferidos simbolicamente através do sangue do animal que era aspergido no tabernáculo.

Segundo a profecia de Daniel 9:25, o PROFETA Daniel viveu mais de 500 anos antes do nascimento de Jesus. No entanto, Deus revelou a ele informações que tornariam possível determinar com precisão o tempo em que Jesus seria ungido, ou designado, como Messias, ou Cristo. Foi dito a Daniel: “Você deve saber e entender o seguinte: depois de se emitir a ordem para restaurar e reconstruir Jerusalém, até a vinda do Messias, o Líder, haverá 7 semanas e também 62 semanas.” — Daniel 9:25. Essa profecia aponta para Jesus, quando foi batizado nas águas, o messias sendo ungido, o sacrifício continuo deixaria de existir, mostrando que não era mais necessário todos os anos fazerem sacrifícios com cordeiros, pois o verdadeiro cordeiro foi morto para perdão dos nossos pecados. E o santuário, que somos nós, foi purificado.

7- Tabernáculos (Lev. 23:33 a 44): No décimo quinto dia acontecia a última festa do ano religioso, a Festa dos Tabernáculos. Os israelitas, em memória ao tempo em que eram errantes no deserto e viviam em tendas, deviam voltar a morar em barracas durante sete dias. Ao contrário da contrição da festa anterior, havia muito júbilo e alegria nesta ocasião. O juízo havia passado e o perdão dos pecados estava garantido.

Era uma festa de colheita também (uvas e azeitonas etc), e havia um espírito de gratidão por tudo que o Senhor havia feito durante o ano. Seu cumprimento está no futuro, depois do término do Dia da Expiação, na ocasião da volta de Cristo. Após o cumprimento das sete eras da igreja conforme Apocalipse 2 e 3. Então Ele virá para fazer a colheita final (Apocalipse. 14:14 a 16) e seremos levados ao Céu com Ele.  A Bíblia também relaciona essa festa com a restauração final do povo de Deus: “Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos” (Zac. 14:16).

Conclusão: As sete festas de Israel contam de forma universal e cronológica, a história da salvação desde a morte de Cristo na cruz, como cordeiro pascoal, até Sua segunda vinda de forma gloriosa.

Veja também

Ler a bíblia, antes e depois dos exercícios, amplia sobremaneira o resultado esperado!

Bíblia online

'Do Alto' - Qual o nível apropriado de intimidade antes do casamento?

"Do Alto" - Só posso ser batizado se estiver legalmente casado?

'Do Alto' - Na Bíblia está escrito: diga com quem tu andas e eu direi quem tu és?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a salvação dos membros da mesma família?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a restituição - devolução do roubado?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino no céu?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a salvação dos membros da mesma família?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a restituição - devolução do roubado?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino no céu?

'Do Alto' - Conhece alguns dos Atributos de Deus?

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de ensinar?

'Do Alto' - O que é o ministério da libertação? Ele é bíblico?

‘Do Alto’ - Dica divina por animais que abraçam extra natural

'Do Alto' - O que significa ser uma pedra de tropeço para outra pessoa?

'Do Alto' - Será que os fins justificam os meios?

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre a fofoca?

'Do Alto' - Por que a fé sem obras é morta?

'Do Alto' - Quem irá para o inferno?

'Do Alto' - Como podemos honrar um pai ou mãe abusivo(a)?

'Do Alto' - Como posso reconhecer a orientação do Espírito Santo

'Do Alto' - Há níveis diferentes de punição no inferno?

'Do Alto' - O que significa ter um relacionamento pessoal com Deus?

'Do Alto' - O que significa andar no Espírito?

'Do Alto' - Um cristão pode perder a salvação?

'Do Alto' - Jesus realmente existiu? Há alguma evidência histórica de Jesus Cristo?

'Do Alto' - Por que as pessoas morrem?

"Do Alto" - Quais são os sete pecados capitais?

"Do Alto" - O que a Bíblia diz sobre os direitos humanos

'Do Alto' - Tenho que confessar o meu adultério ao meu cônjuge?

"Do Alto" - Por que tanto do mundo ainda não foi evangelizado?

'Do Alto' - Interpretação cristã de sonhos? Nossos sonhos vêm de Deus?

'Do Alto' - Haverá uma distinção entre o sexo masculino e feminino 'no céu'?

'Do Alto' - Existe alguma situação em que seja certo mentir?

'Do Alto' - Será que Deus nos castiga quando pecamos?

'Do Alto - Os cristãos devem guardar o Sabbath (sábado)?'

“Do Alto” ESPECIAL - “A ‘igreja’ num país em crise econômica”

'Do Alto' - (IMPERDÍVEL) Qual é a história do Cristianismo?

'Do alto' - Se um homem e mulher ainda não casados tiverem sexo, estão casados aos olhos de Deus?

'Do Alto' - Jesus, a prostituta arrependida e o religioso

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de liderança?

"Do Alto" - A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?

'Do Alto' - Deus é real? Como posso saber com certeza que Deus é real?

"Do Alto" - É errado que um marido e uma esposa cristãos frequentem igrejas diferentes?

'Do Alto' - Há níveis diferentes de punição no inferno?

'Do Alto' - O inferno é real? O inferno é eterno?

'Do Alto' - O que significa entristecer / apagar o Espírito?

'Do Alto' - O que é o dom espiritual de ensinar?

'Do Alto' - Por que a infidelidade conjugal é tão destrutiva?

'Do Alto' - Existe uma lista bíblica de pecados?

'Do Alto' - Qual a diferença entre a alma e o espírito do homem?

‘Do Alto’ - Vem chorar, que Jesus é bom!

‘Do Alto’ - Homem grava ‘’Deus falando"

‘Do Alto’ – Cristo vencido ou vencedor?

'Do Alto' - Por que 'todos' os Cristãos são hipócritas?

'Do Alto' - A Igreja Adúltera

‘Do Alto’ – Sinais de quem está morrendo na fé

'Do Alto' - O que a Bíblia diz sobre confiar nos outros?

'Do Alto' - DNA chimpanzé humano além de Adão e Eva?

'Do Alto' - O que significa que somos feitos de modo assombrosamente maravilhoso (Salmos 139:14)?

Do Alto' - Quando quase todo mundo abaixar a guarda, virá o ataque!

Do Alto' - Deve uma pessoa casada ter amizades próximas do sexo oposto?

'Do alto'- O que a Bíblia diz sobre o transexualismo/transgeneridade?

'Do Alto'- O que é ou não permitido que um casal cristão (marido e esposa) faça, sexualmente falando?

‘Do Alto’ – Judas no rol de membros

'Do Alto' - Diferenças entre o justo e o injusto, perante Deus

'Do Alto' - O que significa pano de saco e cinza na Bíblia?

Vídeo chocante mostra verdade por trás da suposta celebração do nascimento de Jesus 'no natal'

'Do Alto' (especial) - A árvore de natal me deixa vulnerável aos demônios?

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br