![]() |
Três universidades já foram enquadradas nesses critérios e tiveram repasses reduzidos: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Foto: Reprodução) |
"A medida ameaça a sobrevivência de valorosas instituições, fundamentais à produção e domínio do conhecimento científico e do saber", diz ABI, Sinjorba e MCD
A anunciada decisão do Ministério da Educação, de promover cortes de até mais de 30% nos recursos dos institutos e universidades federais, causa grande preocupação e apreensão não apenas à comunidade acadêmica, mas também a toda sociedade brasileira.
A medida ameaça a sobrevivência de valorosas instituições, fundamentais à produção e domínio do conhecimento científico e do saber, requisitos indispensáveis à afirmação da soberania nacional, do desenvolvimento sustentável, da superação das desigualdades, da democracia social, da construção da cidadania e também da liberdade de imprensa.
Principal polo, disparadamente, de produção da pesquisa no país, as universidades federais precisam é de mais investimentos e não de cortes nos recursos. Pelo bem do Brasil, dos brasileiros e brasileiras.
ABI – Associação Bahiana de Imprensa
Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia
MCD – Movimento Comunicação pela Democracia
Veja também:
UFBA, UnB e UFF: MEC anuncia corte de verbas de universidades por 'balbúrdia'
Bolsonaro perde 'voto de confiança' dos mais pobres, aponta Ibope
Governo recua e diz que publicidade de estatais não terá que ser aprovada previamente
“Cadê Queiroz?”, questiona Lula em entrevista a jornais
Campanha do BB marcada pela diversidade é vetada por Bolsonaro e diretor cai; veja vídeo
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|